sexta-feira , 22 outubro 2021

Burocracia trava obras de pavimentação em Santiago

Em entrevista com o Chefe da Corsan de Santiago Rubem de Lima, ele destacou que a troca de canalização na Rua Silveira Martins está pronta, sendo assim já pode ser asfaltada, desde a Rua Neri Gomes Peixoto até a Rua Aumério de Moura, está toda substituída.
A Bento Gonçalves também já conta com a canalização em toda sua extensão, desde a Sete de Setembro até o Ginasião. Segundo Rubem, a Bento Gonçalves já foi asfaltada da Sete de Setembro até a General Canabarro. Rubem destacou que o que está faltando no centro é a Rua Pinheiro Machado, sendo que as obras de canalização tiveram início na segunda-feira, 24. “Não iniciamos na semana passada em virtude da chuva, então começamos dia 24 de março. Será substituída até a General Canabarro. Uma extensão de 980 metros. Então o centro com a conclusão da Pinheiro Machado, fica todo contemplado, conforme a prefeitura queria, sendo que a Silveira Martins, Bento Gonçalves, estão prontas desde o ano passado”, destacou Rubem de Lima.
A solicitação da prefeitura, segundo Rubem, seria para substituição de canalização também na Rua Princesa Isabel e na Rua Rosa Frota, estas obras já estão prontas desde o ano passado. “Já está pronto para receber o asfalto, da Zico Almeida, passando pela Carlos Gomes, descendo na Rosa Frota e toda a Princesa Isabel. Também já estão com toda tubulação substituída. Acredito que a gente tenha pronto, mais de três mil metros de rede, de tubulação nova, a espera do asfalto”, ressaltou Rubem.
“Nossa parte a gente fez e, no ritmo que vem andando e, se o tempo permitir, até meados de abril estará tudo concluído. Não será mais por culpa da Corsan que a rua não está asfaltada”, afirmou Rubem. A troca de canalização da Pinheiro Machado iniciou em frente o Instituto Professor Isaías.
Conforme Rubem, a Corsan estava em débito com a prefeitura na Rua Pinheiro Machado, os demais trechos estão todos construídos. Posteriormente existe a intenção da prefeitura, de asfaltar a Vila Gaspar Dutra, então a Corsan irá trocar a canalização naquele local.
Em relação a Rua Tito Beccon, esta também receberá reparos, pois lá existe uma rede adutora que alimenta toda cidade, será necessário trocar os ramais de ferro antes de fazer qualquer outro reparo.
Outro ponto destacado por Rubem é quanto o desligamento da água para troca de canalização, “no momento estamos desligando durante a manhã, das 8h e ligamos por volta das 11h, à tarde, das 14h às 17h, os morados das imediações do Bairro Ana Bonato, momentaneamente estão ficando sem água, mas isso é passageiro, para benefícios permanentes”, destacou.
Rubem comentou ainda sobre as obras no Bairro Vila Rica, “estamos substituindo a rede adutora, temos a obra da estação de tratamento de resíduos, então estamos com mais de três frentes de obras em andamento na cidade”, finalizou Rubem.
A reportagem do jornal A Folha procurou a Secretaria de Obras para saber o motivo pela qual as obras nas ruas que já estão com a canalização prontas, ainda não haviam iniciado. O secretário Fernando Nascimento destacou que estão aguardando para realizar as obras de pavimentação, segundo o secretário, a Rua Pinheiro Machado já está licitada, o recapeamento do asfalto dos bairros também já está licitado, só estão no aguardo da troca de canalização da Rua Pinheiro Machado, para esta rua será utilizada uma verba parlamentar do deputado Luiz Carlos Heinze, mas falta a ordem de serviço da Caixa Econômica Federal. A Rua Bento Gonçalves que também será pavimentada através de verba parlamentar, assim como dos bairros, o secretário de Obras informou que de acordo com a caixa estão saindo as ordens de serviço.
Este é o motivo pela qual as obras de pavimentação ainda não iniciaram nas ruas em que a CORSAN já fez a troca de canalização. Com relação à Rua Bento Gonçalves e o restante dos asfaltos na cidade, a administração municipal está aguardando a liberação por parte do governo do estado, dos recursos que foram feitos no convênio. Segundo Fernando o que foi investido até hoje na cidade em termos de asfalto foi a contrapartida da prefeitura.

IMG_1661

Mas, a Corsan, continua realizando a troca de canalização para que as ruas sejam pavimentadas

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top