sábado , 27 novembro 2021

Aeroporto de Santiago: um sonho próximo da realidade

Esta semana o jornal A Folha conversou com o secretário de Obras e Viação de Santiago, Mateus Neis, a respeito da obra de construção do aeroporto municipal. Muito esperada, a obra estava parada há um tempo e agora com uma verba recebida, será possível dar continuidade aos trabalhos.

Há muitos anos a população, os setores empresariais e produtivos de Santiago e região consideram que o município precisa ter um aeroporto bem estruturado, com uma pista que tenha capacidadede receber aeronaves de grande porte.Com a obra do aeroporto, aAdministração Municipal está realizando um sonho antigo e que após incansáveis esforços do prefeito Tiago, vice Marcelo e do senador Luis Carlos Heinze, através de emenda de sua autoria destinando mais de 2 milhões de reais para o município, esta meta está no caminho de se concretizar.

A obra está orçada em um investimento de 2 milhões e 100 mil reais, oriundos de emenda parlamentar do senador Luis Carlos Heinze (PP).Serão investidos 1 milhão e 320 mil reais para fazer mais 400 metros de pista, para alcançar 1.200 metros, que são necessários para receber voos de grande porte. Outros R$ 440 mil serão destinados ao cercamento de toda a área e mais R$ 323 mil para a construção de um centro administrativo e terminal, com escritórios, banheiro, sala de recepção e depósito.

Ao ser questionado sobre mudar ou reformar o que já estava pronto o secretário Mateus destacou que não são necessárias modificações nas etapas já concluídas. A obra foi executada baseada em projeto do departamento aeroportuário do estado do Rio Grande do Sul e teve suas recomendações seguidas fielmente, portanto as novas etapas serão sequência das anteriores.

A previsão de finalização das obras é para o final do ano de 2022. O recurso já está na conta da prefeitura e já foram iniciados os processos licitatórios das três etapas planejadas: ampliação da pista, cercamento e execução de centro administrativo. Conforme estes processos licitatórios forem sendo concluídos as obras podem ser iniciadas, tendo elas, sua finalização planejada para o final do próximo ano.“Acreditamos, portanto que a região terá um novo aeroporto operando, no máximo, no início de 2023”, frisou.

Sobre a expectativa e também os benefícios do aeroporto, Mateus comentou que “temos convicção que será um impacto na melhoria das perspectivas que vão da economia aos serviços de saúde. Santiago e o Vale do Jaguari terão em seu aeroporto um ponto de diversas perspectivas, sejam elas pelas possibilidades de voos domésticos nos garantindo acesso mais rápido aos grandes centros, seja pela facilidade de grandes empresas, investidores e pessoas chegarem em nossa região e poderem desfrutar de nossas belezas e potencialidades e, também, investirem aqui”. O aeroporto será uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento regional, sem falar na geração de empregos. É estimada a criação de 50 vagas de trabalho nas obras.

O aeroporto será uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento
Foto: Saimon Ferreira
Obra tem previsão de conclusão para final de 2022
Foto: Divulgação

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top