sábado , 1 outubro 2022

Associação Rural completa 100 anos

Em 1912, alguns produtores rurais decidiram reunir-se para debater e solucionar os problemas da atividade agropecuária daquela época, dando assim origem a ASSOCIAÇÃO RURAL DE SANTIAGO, que foi fundada em 15 de agosto de 1922 e existiu por 44 anos.

Durante este tempo a Associação Rural foi presidida por inúmeros produtores rurais, destaque para o Sr.Sylvio Ferreira Aquino, o qualdoou a sede rural, denominada Parque de Exposições Sylvio Ferreira Aquino e o terreno da sede na cidade.Segundo relatos, o prédio onde hoje funciona o Sindicato Rural foi construído na gestão do Sr. Octaviano Pereira dos Santos.

Em entrevista ao jornal A Folha, o atual presidente do Sindicato Rural de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó, Diogo Trevisan Cardoso comentou que a maioria dos documentos da Associação Rural de Santiago se perderam com o tempo, e não há mais as informações sobre todos os ex-presidentes, mas fica registrada a gratidão póstuma pelo pioneirismo, pela dedicação ao desenvolvimento e fortalecimento do agronegócio.

A Associação Rural de Santiago passou a denominar-se Sindicato Rural de Santiago, através da Carta Sindical, em 20 de maio de 1966.

A Assembleia que deliberou a sindicalização foi realizada em 14 de janeiro de 1966, a ata é a de número 40 e foi presidida pelo primeiro vice-presidente em exercício, Júlio Dorneles da Silva.

Confira na íntegra, o texto da ata que deu origem ao Sindicato Rural de Santiago:

“Determinando que o secretário procedesse a leitura do edital de convocação, a seguir foram também lidas para o plenário as circulares 764/10 de 7 de dezembro de 1965 e 838/12, de 30 de dezembro de 1965, ambas daFederação da Agriculturado Estadodo Rio Grande do Sul, afim de que os associados presentes ficassem ao par da orientação da entidade superior. Após essa parte de esclarecimentos o presidente dos trabalhos consultou o plenário se eram favorável a sindicalização da Associação Rural de Santiago, nos termos do Artigonº 141 dos estatutos da terra, e, conforme vem procedendo grande parte de entidades congêneres do estado. Submetido a votação, foi por unanimidade aprovada a proposta da presidência…”

Após esta mudança de nomenclatura, já se passaram 56 anos de Sindicato Rural de Santiago, que posteriormente se tornou Sindicato Rural de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó.

São 100 anos de história, 100 anos de trabalho e de lutas em prol do setor agropecuário.

No dia 15 de agosto de 2022, a Associação Rural de Santiagocompleta 100 anos de história, construída com muita dedicação, por mãos de produtores rurais que se uniram por um propósito. Um centenário de conquistas e de evolução, pensando sempre na defesa da classe rural.

Para marcar esta importante data, nesta sexta-feira, 05 de agosto, acontece o jantar em comemoração ao centenário da Associação Rural de Santiago, um evento para ficar na história da instituição.

A instituição conta hoje com 150 sócios. Podem se associar produtores rurais e filhos de produtores rurais, que se identifiquem com a entidade.

O Sindicato Rural presta diversos serviços com desconto para os seus associados como:Declaração de ITR;Emissão de CCIR; Resumo de blocos de NFP; Aluguéis dos espaços para eventos (Sede e Parque); Aluguel do Auditório;

Consultas ao Serasa; Certificação Digital, Passagens da Planalto Transportes (15% de desconto);Descontos no Hotel Ritter (Porto Alegre).

O Sindicato Rural também representa o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural nos municípios de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó, através do qual são oferecidos mais de 150 cursos de Formação Profissional Rural e de Promoção Social e programas, gratuitos. Os cursos podem ser realizados no meio rural, desde que o local apresente condições para a sua realização e que existam pessoas interessadas que atendam a exigência mínima de participantes, que é determinada de acordo com cada curso. Também são oferecidos diversos programas que visam qualificar o gestor do negócio rural. Os cursos devem ser solicitados com antecedência de pelo menos seis meses, e as demandas serão atendidas de acordo com a disponibilidade de instrutores.

A associação Rural de Santiago passou a denominar-se Sindicato Rural de Santiago, através da Carta Sindical, em 20 de maio de 1966
Foto: Divulgação

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top