sexta-feira , 19 abril 2024

Benefícios da Erva-Mate

Benefícios da Erva-Mate
17430665


A erva-mate é uma árvore que origina-se da região subtropical da América do Sul, é consumida como chimarrão ou tererê no Brasil.
Contém cafeína, antioxidantes, aminoácido e potássio, com quantidade importantes para o nosso organismo.
A erva-mate ajuda na saúde cardiovascular, com os antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, evitando assim, que se acumulem colesterol e
gorduras nas artérias, fazendo com que o nosso colesterol bom (HDL)  aumente, prevenindo os ataques cardíacos.
A ação dos antioxidantes, com o consumo regular da erva-mate, retarda o envelhecimento, oferecendo resistência física acelerando o metabolismo consumindo de maneira mais rápida os carboidratos, proporcionando uma perda de peso saudável.
Estudos comprovaram a presença de muitas vitaminas, do complexo B, vitamina C, vitamina D, ácido fólico, sais minerais como: cálcio, manganês e potássio, auxiliando na digestão, efeito diurético, antirreumáticos e laxante. Possui propriedades antimicrobiana e anti-inflamatórias.
Foi estudado durante 3 anos pela Universidade Federal de Santa Catarina, os efeitos e as propriedades da erva-mate. Participaram da pesquisa 250 voluntários com colesterol e diabetes, a recomendação foi de beber um litro de chá feito de erva-mate tostado, por dia, dividido em três xícaras dez minutos antes, durante e depois das refeições.
Depois de 40 dias um dos voluntários percebeu o melhoria do seu colesterol alto que passava de 190, passou a ser de 106. O chá provocou uma média de 10 a 12% de redução. E quem tomava o remédio para o colesterol, a erva-mate potencializou esse efeito. Pois possui antioxidantes e propriedades até maiores que o chá verde.
Já os voluntários que possuíam diabetes tomaram o chá-mate durante dois meses e também tiveram um resultado positivo, a queda de 10% da glicose. Enfim a erva-mate e suas propriedades, possuem somente os maiores benefícios para a contribuição da nossa saúde e bem estar.

Curiosidades:
Chimarrão em Poesia
Quando os namoros de antigamente eram de longe, somente através da troca de olhares, o mate era utilizado como um meio de comunicação entre os apaixonados, de acordo com o que era posto na cuia, a mensagem seria interpretada e recebida.

Significado dos mates:
*Mate com açúcar: quero tua amizade
*Mate com açúcar queimado: és simpático
*Mate com casca de laranja: Só penso em ti
*Mate com mel: quero casar contigo
*Mate doce: simpatia
*Mate frio: desprezo-te
*Mate lavado: vai tomar mate em outra casa
*Mate enchido pelo bico da bomba: vás embora
*Mate muito amargo (redomão): chegaste tarde, tenho outro amor
*Mate muito longo: a erva está acabando
*Mate curto: pode prosear a vontade

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top