sexta-feira , 22 outubro 2021

Campanha Contra Gripe 2014 teve início na terça

Santiago pretende vacinar 19.869 pessoas

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, teve início na terça-feira, 22, e prossegue até o próximo dia 09 de maio. Em Santiago, a vacina está disponível em todas as 11 Estratégias da Saúde da Família e no Centro Materno Infantil da cidade, no horário normal de funcionamento de cada uma delas. A vacina é gratuita e, neste ano, além dos adultos com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e 4 anos e, 11 meses e 29 dias, gestantes e trabalhadores de serviços de saúde, mulheres no período de até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas também devem ser imunizados.

IMG_2594

Conforme a Vigilância Epidemiológica de Santiago, 12.907 pessoas na cidade pertencem aos grupos contemplados pelo Ministério da Saúde na campanha deste ano. Pelo menos 80% deste total, devem ser vacinadas durante a campanha. Tendo mais 6.962 portadores de doenças crônicas, que devem conter atestado médico para serem vacinados, sendo um total de 19.869 pessoas.

Neste ano, a vacina vai proteger a população contra três tipos do Influenza, vírus causador da gripe: H1N1, H3N2 e B. de acordo com a Vigilância Epidemiológica, a vacinação tem como objetivo reduzir as complicações, internações e mortes provocadas por infecções da gripe. Mesmo quem tomou a vacina no ano passado precisa receber uma nova dose neste ano.

IMG_2604

No ano passado foram vacinadas 17.900 pessoas, para este ano a previsão é de que sejam vacinados 19.869. É importante destacar que as crianças vacinadas no ano passado devem ser vacinas com apenas uma dose, já crianças que nunca foram vacinadas contra a gripe devem ser vacinadas com duas doses, com intervalo de 30 dias da primeira dose. Em relação às reações, a Vigilância Epidemiológica destaca que são raras, pode ocorrer dor local e febre. Para quem não for contemplado no grupo de vacinação, está disponível a dose na rede privada.

A contra indicação de tomar a vacina é para quem tem alergia a ovo, quem apresentar resfriado ou gripe seguido de febre, também não é indicado tomar a vacina.

Sábado é o Dia D

Amanhã, 26, ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional – o chamado “Dia D” da Campanha. Neste dia, Santiago contará com 12 postos de vacinação: todas as UBSs da cidade estarão abertas das 8h às 17h e 4 postos volantes no interior do município, exclusivamente para vacinar as pessoas que integram os grupos contemplados pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde do México informou que diferentes tipos de gripe já provocaram a morte de pelo menos 421 pessoas no país em 2014, um aumento de 300% em relação o ano passado, o México foi o primeiro país na América a apresentar gripe A, em 2009. Outro ponto importante este ano é que o Brasil sedia a copa do mundo onde haverá uma grande circulação de estrangeiros no país, aumentando os riscos de surgimento de algumas doenças entre ela a própria gripe.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top