sexta-feira , 24 maio 2019

Central de Galhos em Santiago

A Prefeitura de Santiago realiza a poda de árvores na área urbana, são galhos retirados dos pontos de passeio público no centro e também resultantes do trabalho do projeto Cidade Ativa, que faz a limpeza nos bairros. Mas, você sabe para onde são levados esses galhos? O município possui a sua Central de Galhos, sob a responsabilidade da Secretaria de Obras, numa área próxima do Canil, onde são depositados os galhos. Em horários de expediente, enquanto o portão está aberto, qualquer pessoa pode levar galhos para lá, sendo recebidos por um funcionário. Os galhos ficam provisoriamente depositados, pois passam por uma transformação.

Conhecido como o “pai da química”, o francês Antoine Lavoisier (1743-1794) ficou famoso por ter criado a Lei da Conservação das Massas, popularmente conhecida como Lei de Lavoisier. Ela diz o seguinte: “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Ou seja, em qualquer processo físico ou químico, relacionado com matéria natural do planeta, nunca se cria nem se elimina matéria, mas ela é transformada de uma forma em outra. Logo tudo que existe provém de matéria preexistente, só que em outra forma, assim como tudo o que se consome apenas perde a forma original, passando a adotar uma outra.

A Lei de Lavoisier tem tudo a ver com a Central de Galhos, porque os galhos que são recebidos no local são triturados. Depois, levados ao Horto Florestal onde são misturados com terra e outros materiais orgânicos, sendo transformados em substrato, ou seja, adubo orgânico. Conforme a secretária de Meio Ambiente, Andriele Martins Perufo, é com isso que a equipe do Horto trabalha para cultivar hortaliças nas estufas, para as mudas de flores e de árvores nativas. “A central de galhos tem grande importância ecológica. Pois oportuniza essa compostagem, feita com a poda das árvores”, confirma. Esse material também é utilizado nos canteiros das praças e esquinas e fornecido a pequenos produtores que solicitam para suas hortas.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top