segunda-feira , 17 janeiro 2022

Chegada da Centelha do Fogo Simbólico da Pátria marca início de comemorações

Por conta da pandemia, até o momento, Desfile Cívico está cancelado

No dia 17 de agosto, foi realizada a recepção da centelha do Fogo Simbólico da Pátria, que foi conduzida e entregue ao Cmdo da Brigada por Claudio Tione Scherer – 3º Sgt R2 de Cavalaria e Lisandro Castro Berghan, ambos pertencentes à Liga da Defesa Nacional. A comitiva foi recepcionada na Polícia Rodoviária Estadual vinda da cidade de São Francisco de Assis.

A solenidade organizada pela Prefeitura Municipal, 1ª Bda C Mec e Liga da Defesa Nacional, sob coordenação do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura, teve por objetivo dar início as comemorações da Semana da Pátria no âmbito do município de Santiago, instalando a chama sagrada e difundindo o patriotismo e o civismo entre os santiaguenses.

Esta é a 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria e a cerimônia aconteceu na Praça Franklin Frota com o hasteamento da bandeira pelo prefeito Tiago Gorski Lacerda, discurso e acendimento da pira pelo Coronel Ricardo Colpo Gaier da Rosa e a execução dos Hinos Nacional e da Independência pela Fanfarra.

A abertura da Semana da Pátria 2021, em Santiago, está marcada para o dia 1º de setembro, às 10h, no Largo 4 de Janeiro, com hasteamento das bandeiras, discurso do prefeito municipal e entrega da premiação do concurso de redação criativa aos alunos vencedores em cada categoria: desenho, quadrinha, poesia, texto dissertativo e história em quadrinho.

Durante a semana, dos dias 1º a 6 de setembro, acontecerão diversas ações e programações junto às escolas, com mensagens radiofônicas e produção de vídeos os quais envolverão alunos e serão postados nas redes sociais da prefeitura.

Este ano a Semana da Pátria tem como tema Nacional: Hino Nacional Brasileiro; e Estadual: A Força Expedicionária Brasileira e a participação dos gaúchos na 2ª Guerra Mundial.

A exemplo do ano passado, não haverá o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, levando em conta a pandemia da covid-19 e os protocolos para evitar aglomerações.

Recepção da Centelha foi realizada no dia 17 de agosto
Foto: Divulgação

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top