domingo , 25 outubro 2020

Como ações motivacionais estão impulsionando os negócios durante a crise

Artigo Marpa

Marpa Gestão Tributária investe no incentivo aos colaboradores, conquista 70 novos contratos e prepara expansão para NY

Como diz Mark Zuckerberg, criador do Facebook e dono de uma fortuna de quase US$ 100 bilhões, “motivação é pensar que fazemos parte de algo maior, que somos necessários, que temos um objetivo no qual trabalhar. Motivação é o que nos faz realmente felizes”.

De fato, ter estímulo é essencial para qualquer pessoa, segundo opiniões unânimes dos mais renomados especialistas em recursos humanos. Prova disso é o resultado de uma pesquisa realizada pela Right Management com mais de 30 mil profissionais de 15 países, incluindo o Brasil, que revelou que funcionários motivados são 50% mais produtivos. Produtividade essa que impacta diretamente nos resultados da companhia como um todo.

O executivo Michael Soares, 38 anos, e o advogado tributarista Eduardo Bitello, 36, sabem bem disso. Depois de se conhecerem em uma rodada de negócios, perceberam que tinham muito em comum profissionalmente e, há quatro anos, comandam a Marpa Gestão Tributária, consultoria especializada com sedes em São Paulo, Brasília, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul que já recuperou mais de R$ 1 bilhão em valores de tributos pagos a mais ou de forma indevida para cerca de 600 clientes.

“Motivação, para mim, é manter a energia em alta para cumprir os objetivos a que me propus”, diz Bitello, que, assim como o sócio, levanta pontualmente às 5h da manhã. “Eu já acordo com mil ideias na cabeça”, confessa Soares.

Mas como gestores que são, os executivos sabem também que a natureza e a intensidade motivacional variam de pessoa para pessoa, e muitas delas precisam de incentivos externos – é o que os especialistas chamam de motivação extrínseca. Na Marpa, essa sempre foi uma preocupação constante, incorporada desde muito cedo à cultura organizacional e aos valores. “No fim, uma empresa nada mais é do que a soma das pessoas que a compõem. Esse é o nosso investimento mais rentável”, diz Soares.

Essa política inclui campanhas mensais de endomarketing, inclusive com foco em novas metas de vendas. Com direito, inclusive, ao toque do sino quando determinado objetivo é alcançado e distribuição de troféus assinados por Erich Shibata, designer conhecido por sua atuação de mais de uma década na Embraer.

Nem a difícil crise que estamos atravessando com a Covid-19 esmoreceu os ânimos. Pelo contrário. Para estimular a equipe, a empresa vai sortear, no final do ano, uma Mercedes C180 2020 entre os colaboradores que mostrarem maior produtividade.

Ao que tudo indica, a estratégia tem funcionado. Nos últimos três meses, mais de 70 contratos novos foram assinados. Durante a pandemia, o escritório teve um aumento de 60% na procura por serviços e expandiu o quadro de funcionários em 30%. A meta agora é acelerar para a abertura de um escritório em Nova York.
Foto: Divulgação

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top