terça-feira , 24 outubro 2017

Como avaliar a saúde através das unhas

Como avaliar a saúde através das unhas
unhass750

É possível avaliar o estado de saúde geral através da observação das características das unhas, pois a maior parte dos problemas de saúde graves são capazes de alterar o processo de crescimento e desenvolvimento das unhas.
Assim, para avaliar a saúde através das unhas, o mais importante é manter a unha sem qualquer tipo de esmalte, pois é a única forma de avaliar corretamente todas as características da unha, como cor, brilho, forma e textura, por exemplo.
Caso seja possível identificar alterações nas características normais das unhas, é recomendado consultar um dermatologista para fazer o diagnóstico do problema e iniciar o tratamento adequado.

Principais alterações das unhas que revelam problemas de saúde

  1. Unhas amareladas

As unhas amareladas podem indicar vários tipos de problemas, desde infecção por fungos, psoríase, diabetes ou manchas provocadas pela fumaça do cigarro, no caso de fumantes, por exemplo.
O que fazer: é aconselhado consultar o dermatologista para avaliar a presença de infecção por fungos ou psoríase na unha e iniciar o tratamento adequado, especialmente quando não se é fumante.

  1. Unhas quebradiças e secas

As unhas quebradiças e secas são aquelas que quebram ou lascam muito facilmente e, normalmente, estão relacionadas com o envelhecimento natural ou com o excesso de manicure no salão de cabeleireiro. Porém, também podem ser sinal de deficiência de vitamina A, B ou C, uma vez que são responsáveis por produzir uma proteína que confere força às unhas.
O que fazer: é recomendado dar descanso à unha e evitar fazer manicure durante cerca de 2 semanas. No entanto, se o problema se mantiver, é importante consultar um dermatologista para avaliar se existe deficiência de vitaminas.

  1. Manchas brancas nas unhas

As manchas brancas nas unhas normalmente são pequenas e difíceis de remover, surgindo principalmente devido a pancadas ou lesões nas unhas, como bater com a unha na parede ou retirar cutículas.
O que fazer: deve-se deixar a unha crescer naturalmente até que as manchas brancas desapareçam. No entanto, caso a mancha se mantenha igual ao longo de várias semanas é aconselhado consultar o dermatologista pois pode ser sinal de infecção por fungos.

  1. Unhas azuladas

As unhas azuladas, geralmente, são sinal de falta de oxigenação da ponta dos dedos e, por isso, são um sintomas normal quando se está num ambiente frio, por exemplo. Porém, se a cor azul surgir em outros momentos, pode indicar problemas circulatórios, respiratórios ou cardíacos.
O que fazer: é recomendado consultar um dermatologista ou cardiologista caso o problema apareça frequentemente, demore para desaparecer ou surjam outros sintomas.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top