quarta-feira , 20 outubro 2021

Como tratar a Azia

Como tratar a Azia
azia
Muitas pessoas sofrem com problemas de azia e queimação no estômago, que na maioria das vezes é refluxo de ácido, ou seja, os sucos gástricos que se encontram no estômago recuam para fora até o esôfago, o tubo entre o estômago e a boca.  A azia pode se apresentar como uma dor que se irradia pelo peito, pescoço ou a garganta. O nosso estômago tem um revestimento que protege do ácido, mas, o esôfago não tem, é por isso que quando os ácidos gástricos sobem eles queimam, deixando a pessoa com total desconforto.
O prazer de uma boa refeição na maioria dos casos de 20 milhões de brasileiros dura muito pouco, segundo a Organização Mundial da Saúde, pois estes são obrigados a lidar com a queimação do estômago todos os dias. E muitos vão à procura de medicamentos naturais para amenizar o desconforto. Esse sintomas acaba temporariamente, mas voltam a incomodar em pouco tempo sem um tratamento médico. Quando a comida ou bebida entra no estômago, uma faixa muscular no finalzinho do esôfago fecha o órgão, para que faça a digestão. Caso essa faixa não se fecha corretamente, o conteúdo do estômago volta, gerando o refluxo para o esôfago, isso acaba irritando o esôfago, provocando entre eles a azia. E na maioria das vezes acaba sendo pior, quando a pessoa deita ou se inclina.
Estes são alguns dos alimentos e bebidas que provocam a azia: álcool, pimenta, chocolate, café, frituras, alimentos gordurosos, cebola, mostarda, ketchup, refrigerantes, suco de laranja, vinagre e molho de tomate. Ficar muito tempo sem refeição, também gera a azia, faça um refeição leve a cada três horas, beba água fria ou coma um pedacinho do miolo de pão, isso ajuda a diminuir a acidez estomacal e isso faz com que você mantenha seu estômago sempre em funcionamento, sem sobrecarga na produção do ácido gástrico. Mastigar bem os alimentos, pois se não mastigarmos bem, o alimento chega no estômago em pedaços maiores, podendo fazer o aparecimento da dor. Dê preferências a frutas, verduras e carnes magras, pois são riquíssimas em fibras, que por sua vez diminuem a acidez. Diminua a alimentação à noite, que na maioria das vezes com a correria do dia a dia do trabalho, costumamos nos alimentar rapidamente comendo pouco durante o dia, e quando chegamos em casa à noite é nessas horas em que mais comemos. Fumar é outra das causas da azia, porque a nicotina estimula e aumenta a produção do ácido gástrico no estômago. Portanto para tratar a azia procure um médico e faça exames, pois através do mesmo, o médico indicará qual medicação você precisará tomar para fazer o tratamento. Leve uma vida mais calma, relaxe, diminua seu stress, pois isto também ajuda no tratamento da azia.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top