quinta-feira , 18 abril 2024

Coopatrigo participou da 1ª Jornada Rede Técnica Cooperativa

Todo o quadro de agrônomos da Coopatrigo juntamente com o presidente Ivo Batista estiveram participando de 5 a 7 de junho em Gramado da 1ª Jornada Técnica Cooperativa. A RTC tem por objetivo tornar-se referência na geração e recomendação de boas práticas agrícolas, uso econômico e sustentável de insumos e recursos naturais, visando a melhor renda dos agricultores cooperados de 32 cooperativas que fazem parte do projeto através da CCGL.

Durante os três dias de realização do evento vários temas foram abordados iniciado com o cenário político-econômico do Brasil perante as condições internas e globais, assunto que esteve a cargo do jornalista e economista Luís Artur Nogueira. Entre as mensagens deixadas pelo palestrante é de que o Brasil somente terá crescimento econômico se as reformas forem aprovadas pelo Congresso Nacional, caso contrário a situação tende a ficar ainda mais difícil.

A recuperação do sistema plantio direto no Brasil de forma sustentável foi tema de um painel apresentando pelo doutor em solos e nutrição José Carlos Moraes e também pelo doutor em ciência do solo e agricultura de precisão Antônio Luis Santis, o que segundo os dois palestrantes somente vai acontecer com uma rotação de culturas com diferentes tipos de raízes.

Neste painel também foi feita uma homenagem ao pesquisador José Ruedel com o seu livro recentemente lançado: “Resultados comparativos de 32 anos dos sistemas plantio direto e convencional”, que tem a participação de diversos pesquisadores.

Outro tema de relevância apresentado na Jornada Técnica foi a integração lavoura-pecuária com aumento de produtividade e beneficiando a qualidade do solo, que foi abordado pelo doutor em zootecnia e professor a Ufrgs Paulo Carvalho e o consultor Vagner Beskov.

A biotecnologia foi outro tema abordado durante o encontro, o que segundo o pesquisador da Embrapa Soja e conselheiro da CTNBio Alexandre Nepomuceno abre inúmeras possibilidades para a produção agrícola nacional. O pesquisador citou entre os exemplos a liberação pela CTNBio de pesquisa inédita para uso de insetos transgênicos em lavouras, como a alteração no gene da lagarta do cartucho para reduzir perdas no milho.

A 1ª Jornada da Rede Técnica Cooperativa teve também outras participações importantes como a do presidente da OCB Márcio Freitas, o qual disse que esta rede servirá de inspiração para ações nacionais do setor cooperativista. Já o secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (Mapa), Fernando Schwanke trouxe os parabéns da ministra Tereza Cristina à RTC e destacou uma notícia importante que o Ministério deve encaminhar, em breve, nova regulamentação para as cooperativas no Programa de Biodiesel, respeitando a proporção de agricultores familiares de seus quadros.

O presidente Ivo Batista elogiou a realização do evento comentando que a criação da Rede Técnica Cooperativa vem de encontro com um dos principais propósitos da Coopatrigo que é elevar a produtividade média dos seus cooperados com maior rentabilidade.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top