sexta-feira , 19 abril 2024

Cooperativa Agrária São José LTDA: 85 anos produzindo vinhos com qualidade

Cooperativa Agrária São José LTDA: 85 anos produzindo vinhos com qualidade
IMG-20170323-WA0002
No dia 19 de março, completou 85 anos de história a Cooperativa Agrária São José LTDA e o sucesso desta grande empresa se deve ao fato de que os princípios basilares do cooperativismo, lançados no dia 19 de março de 1932, foram bem assimilados, transformados em prática efetiva e, sobretudo, mereceram seguimento pelas gerações que sucederam aos protagonistas da ideia.
Para os responsáveis pela empresa, pertencer ou possuir identificação com uma comunidade que transpassa suas divisas territoriais conduzindo o símbolo marcante de ser produtora de um bom vinho é algo significativo e envaidece a quem nessa condição se sinta inserido. Também é indescritível a emoção de quem descende de um grupo de agricultores e industrialistas, que na sua grande maioria cultivavam a produção da uva e se constituíram nos fundadores do que hoje se transformou a cooperativa do vinho de Jaguari.
Este é um momento de grande alegria para todos os jaguarienses, vinculados ou não à cooperativa do vinho e, de um aroma todo especial para aqueles que mantêm um elo de ligação familiar com os feitos do passado.
No ano de 1935 a Seção Vinhos da Cooperativa começou a funcionar através do recebimento do vinho já elaborado na propriedade de cada associado, sendo filtrado e embalado na sede da cooperativa. A comercialização ocorria através da embalagem em barris e, somente por volta do ano de 1938 se deu início à comercialização do vinho engarrafado. A produção diária era em torno de 900 garrafas, que eram empalhadas e acondicionadas em caixas de madeira, com capacidade para 48 garrafas. O transporte do produto era realizado em carroções e quando destinado para fora do município era utilizada a via férrea.
Com o passar dos anos, a produção do vinho foi cada vez mais conquistando espaço, vindo a abastecer o mercado regional e ganhando significativo reconhecimento na Capital do Estado, passando a identificar o nome do município de Jaguari com esse produto, sendo apelidado de “Terra do Vinho”.
No ano de 1939 a cooperativa passou a denominar-se Cooperativa Agrária São José Ltda, em decorrência das alterações estatutárias.
A sede administrativa e o supermercado  da  cooperativa  hoje se encontram totalmente remodelados e pela sua localização privilegiada é proporcionado conforto e comodidade aos seus clientes e associados. O foco principal da cooperativa sempre foi à industrialização do vinho.
Em 1975 a cooperativa inicia a produção do seu maior expoente, o “Medalhão Jaguari”, vinho branco de mesa seco. Uma fórmula elaborada a partir de culturas puras, através da uva goethe, que veio a ser  implantado  em  Jaguari  sob  experimento  pela  Universidade  Federal  de Santa Maria.
No ano de 1995 a cooperativa passa a produzir o vinho tinto de mesa suave e a partir de 1996 o vinho branco de mesa suave, ambos com a marca “Jaguari”.
No ano de 2011 marca o lançamento de mais um produto nobre da cooperativa, o seu Cabernet Souvignon, vinho fino tinto seco, também levando a marca “Medalhão Jaguari”, o qual já conquistou o mercado.
A cooperativa conta hoje com um quadro de empregados 40 colaboradores, os quais desempenham suas funções com muito despreendimento e orgulho e 58 associados. A cooperativa também produz hoje, espumantes brancos e rose.
A empresa possui maquinários importados da Itália, também foram modernizadas as instalações de forma a se adequar à nova legislação do Ministério da Agricultura.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top