sábado , 19 junho 2021

COOTRANSA: 22 anos transportando a produção de Santiago e região

Há 22 anos, mais precisamente no dia 13 de junho de 1999, era criada a Cootransa – Cooperativa de Transportes de Cargas de Santiago Ltda, através de um grupo de caminhoneiros, que tinham os mesmos interesses. E neste domingo, 13, a empresa estará comemorando mais um aniversário com dedicação, trabalho e muitos frutos colhidos.

A empresa teve como primeiro presidente, Jeferson Luiz Drews, e o atual presidente é Daltro José Gubert, já no seu segundo mandato, tendo como vice-presidente Jose Dirceu Sagrilo e tesoureiro Juares Scalcon. A Cootransa a cada ano vem crescendo cada vez mais, sendo uma das maiores empresas de Santiago e região, no ramo de transporte de cargas.

Daltro, durante entrevista ao jornal A Folha, destaca que também é caminhoneiro e sente muito orgulho em fazer parte da Cooperativa, pois além de ser presidente foi um dos sócios fundadores da mesma.

A cooperativa foi criada com o intuito de atender os anseios de pessoas ligadas ao ramo de transporte de cargas, nacional e internacional, tendo o propósito de buscar fretes, assistência técnica, educação cooperativa, aquisição de peças automotivas e serviços de assistência à saúde. Hoje a empresa trabalha somente com transporte de cargas nacional.

“Passamos por momentos muito difíceis, mas nunca desistimos da Cootransa, mudamos somente para o transporte nacional e então começou uma escala crescente, subindo degrau a degrau a cada ano. Como a produção de grãos no Brasil cresce ano a ano, agora estamos trabalhando mais no agronegócio”, destaca Daltro Gubert.

O presidente comenta que a demanda de carregamentos está cada vez maior, o que movimenta a cooperativa, e com a ótima safra colhida neste ano a projeção de crescimento da Cooperativa é de 10 a 15%.

Hoje, a Cootransa, além da matriz localizada em Santiago, conta com 3 filiais, em Jaguari, Mata e São Borja, sendo gerados mais de 10 empregos diretos. Atuam na matriz, Paulo Oneide Sarturi – Financeiro/Administrativo; André Pinheiro – Comercial; Valber Becker – Manifestos; João Victor – Cobranças e auxiliar na área de manifestos.

A Cootransa conta com sede própria localizada no trevo da BR 287 com a RSC 377, Km 402, um espaço amplo de 30.000 m² de área, sendo 1.500 m² construídos, o que comporta estacionamento e algumas empresas terceirizadas que oferecem variados serviços aos caminhoneiros, como borracharia, lubrificação, oficina e auto elétrica. As empresas que atuam no local, até o momento são: Multty Pneus, Alemão Soldas e Postos de Molas e a Auto Elétrica Salbego.

Ser sócio da Cootransa traz alguns benefícios, um deles é o diferencial no valor do frete, pois a empresa trabalha com uma margem de 5%, já que outras transportadoras trabalham na faixa de 10% a 12%, o segundo benefício é a estrutura que a cooperativa oferece aos seus associados, contando com banheiros e área de estacionamento, além disto já existe um projeto para instalação de um ponto de abastecimento que beneficiará os motoristas, pois oferecerá combustíveis a preços mais acessíveis.

Hoje a empresa conta com 912 associados e uma frota aproximada de 1.000 veículos, segundo o presidente Daltro, um aumento que mostra o excelente trabalho que vem sendo realizado por todos na Cootransa, pela credibilidade que possuem também na parte financeira, pois tanto os motoristas como os postos recebem em dia o pagamento de frete, “uma carta frete da Cootransa, qualquer posto vai trocar”, ressalta Daltro.

“Nosso objetivo na cooperativa sempre foi de fazer com que o caminhoneiro chegasse na empresa e pudesse resolver todos os problemas em um só lugar. Hoje estamos com empresas parceiras que nos dão suporte na área de pneus, lubrificação, elétrica, abastecimento e oficina, e ainda estamos buscando novos parceiros, pois  desta forma poderemos reduzir custo para nossos colaboradores”, finalizou Daltro.

“Com União e Cooperação, traçando novos caminhos”

A Cootransa a cada ano vem crescendo cada vez mais
Foto: Carine Martins

Empresa conta com 912 associados e uma frota de mil veículos
Foto: Rotero Produtora

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top