sábado , 20 abril 2024

Cootransa: “Com união e cooperação vamos traçando novos caminhos”

A Cootransa foi fundada em 13 de junho de 1999. Surgiu quando 20 pessoas se reuniram na Câmara de Vereadores a fim de formar uma sociedade cooperativa, que teve como primeiro presidente Jeferson Luiz Drews. Hoje a Cootransa tem como presidente, Daltro José Gubert, o qual está em seu segundo mandato.

De acordo com o presidente Daltro, a Cooperativa foi formada visando atender aos anseios de pessoas ligadas ao ramo de transporte de cargas nacional e internacional, onde todos tinham um mesmo propósito, ou seja, angariar fretes, assistência técnica, educação cooperativa, aquisição de peças automotivas e serviços de assistência à saúde. 

Depois de alguns anos resolveu-se parar com o transporte internacional, ficando somente com o transporte nacional, serviço que é prestado até hoje em todo território brasileiro. A Cooperativa possui atualmente 662 sócios e uma frota aproximada de 1.000 veículos.

Com um olhar no desenvolvimento e também para melhor atender os seus clientes, a Cootransa buscou um novo espaço, mais amplo e adequado aos serviços que prestam, pois a empresa está crescendo muito a cada ano. Por conta disso, a diretoria decidiu adquirir uma área onde pudessem agregar novos empreendimentos. No dia 25 de setembro de 2017 foi comprada uma área de três hectares no trevo da BR 287 com a RSC 377, dando mais visibilidade e facilidade de acesso à empresa.

Daltro explica que as obras começaram em maio de 2018 com o serviço de terraplenagem e abertura de um poço artesiano, a seguir foi dado início à construção dos galpões para instalação da borracharia, oficina, lubrificação e o escritório, tudo isso visando sempre favorecer os sócios, diminuindo custos e proporcionando bem estar a todos.

Todas as obras da atual sede foram idealizadas e executadas na gestão da atual diretoria que começou em 01 de novembro de 2017 e encerrará em 31 de outubro de 2021.

Ao ser questionado sobre os projetos, o presidente destacou que a curto prazo está sendo construído um local para a instalação de uma auto elétrica, construção de um ponto de abastecimento – (PA), está sendo ampliado o espaço para estacionamento, e a longo prazo será feita uma parceria para instalação de lancheria, lavagem, mecânica de motores e auto peças, também em breve será providenciada uma área de lazer a todos os colaboradores que chegarem à cooperativa.

A Cootransa conta, até o momento, com a matriz em Santiago e duas filiais, uma na cidade de Jaguari e outra em Mata, e estão sendo contatados outros interessados para abertura de novas filiais em outras regiões, o que deve ser anunciado em breve.

O presidente também falou sobre o enfrentamento à crise imposta pelo Coronavírus e o que está sendo feito para driblá-la. “Graças a Deus, podemos dizer que não sentimos tanto essas dificuldades, pois o ramo de transporte não tem como parar, podemos dizer que crescemos muito nesses últimos anos, graças à visão de nossas últimas diretorias e uma boa administração. Tivemos um aumento significativo de nosso faturamento com algumas mudanças feitas internamente, como a criação de um setor comercial, que muito veio agregar à Cooperativa, pois aumentamos o nosso rol de clientes, também criamos um setor financeiro e reestruturamos toda a Cooperativa com divisões de tarefas e admissão de novos funcionários. Estamos aumentando o número de empregos diretos e indiretos, queremos chegar a um número próximo de 50 empregos, hoje já contamos com 22 colaboradores diretos”, comentou Daltro.

A Cootransa atua no transporte de cargas, possui estacionamento e também terceiriza os serviços de borracharia, lubrificação, oficina e auto elétrica. Hoje conta com serviços terceirizados da Multty Pneus, Alemão Soldas e Postos de Molas e da Auto Elétrica Salbego. “Estamos buscando parceria com alguém que queira instalar lancheria, lavagem, mecânica de motores e auto peças”, ressalta o presidente Daltro Gubert.

Para finalizar, a direção agradece aos cooperados, colaboradores, parceiros, Administração Municipal, clientes e demais envolvidos no projeto da nova planta da cooperativa, pois o que está sendo feito é em prol de todos.

“Estamos focados em diminuir os custos do transporte a todos os cooperados, para nos manter competitivos no mercado. Estaremos sempre buscando atender com igualdade e trazendo o melhor para nossos sócios, pois a Cooperativa é de todos”, finalizou.

Foto: Carine Martins

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top