sábado , 25 junho 2022

Copa Santiago terá 10 clubes. Corinthians não vem mais

Preocupada com a falta de recursos e de grandes patrocinadores, a direção do Cruzeiro Esporte Clube, responsável pela organização da Copa Santiago de Futebol Juvenil, anunciou esta semana que deve mesmo optar por uma competição mais enxuta, que contará com apenas 10 clubes. A participação de 12 equipes não está descartada, mas depende de novos patrocínios e interesses de clubes em bancar despesas.
Programa para ser disputada entre os dias 9 e 24 de janeiro de 2015, a 27ª edição da Copa Santiago está sendo trabalhada, como de costume, dentro de limitações financeiras. Em entrevista ao programa Esporte Show, da Nova 99, o Coordenador do evento, Artêmio Dalosto, explicou que a perda de grandes patrocinadores e a dificuldade em trazer novos apoiadores vem sendo fundamental para decisões como a de reduzir o número de participantes.
“Existem vários clubes interessados, mas para isso eles teriam que bancar sua participação”, explicou.
É o caso do Corinthians, que já havia feito uma pré-confirmação, mas que anunciou sua desistência, mesmo diante de uma ajuda de custo de R$ 25 mil oferecida pelo Cruzeiro.
Com a desistência dos paulistas, a direção optou por trazer dois clubes menos conhecidos, mas que estavam dispostos a bancar as despesas, reduzindo o investimento do clube anfitrião. Aparecidense, de Goiás, e Gama, do Distrito Federal, foram confirmados por Artêmio. O dirigente revelou ainda que no início da semana dirigentes do Gama viajaram de carro de Brasília a Santiago para esclarecer um mal-entendido do final do ano passado, que culminou com a desistência do clube e obrigou a organização a fazer uma competição com 11 clubes. A direção do Gama, que já havia se desculpado anteriormente por e-mail, fez questão de voltar a disputar a Copa.

Novidade paraguaia
Outra novidade para a próxima edição da competição Sub-17 é a vinda do Nacional do Paraguai, que este ano chegou a final da Libertadores com cinco jogadores formados em suas categorias de base. Esta será a primeira participação do clube paraguaio.
Artêmio também confirmou à reportagem que em 2015 todos os jogos serão disputados em Santiago, diminuindo assim despesas com transporte para outras cidades. Alguns jogos serão disputados no Estádio Municipal Neri Cardoso.

Sorteio em dezembro
A definição final sobre o número de clubes participantes ainda depende da vinda ou não do Nacional do Uruguai, que demonstra interesse ao mesmo tempo que não passa segurança aos dirigentes cruzeiristas. A indefinição, no entanto, tem dias contados. No dia 7 de dezembro o Cruzeiro promove o sorteio dos grupos. Neste dia também será promovido um almoço e a escolha da Musa. O evento está marcado para o CTG Coxilha de Ronda.

Cruzeiro reforçado
Durante o Esporte Show, Artêmio confirmou que o Cruzeiro está se reforçando e fechou parcerias com clubes de Pelotas e Novo Hamburgo para montar uma equipe competitiva. Além dos reforços que devem chegar no início de dezembro, jogadores do grupo atual também serão aproveitados. O grupo será comandado pelo técnico Airton Fagundes.

Os confirmados
Para a versão com 10 clubes já estão confirmados, além do Cruzeiro, Aparecidense, Avaí, Criciúma, Gama, Grêmio, Independiente do Equador, Inter,Nacional do Paraguai e Universidad de Chile.

COPA SANTIAGO

Foto: Ieda Beltrão

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top