domingo , 12 julho 2020

Coronavírus: Manoel Viana registra primeiro óbito e adota Bandeira Vermelha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após inúmeras reuniões e discussões entre representantes da região e governo do Estado, o prefeito Gustavo Medeiros o município passou a adotar os protocolos de bandeira vermelha de acordo com os critérios calculados pelo modelo de Distanciamento Controlado. Tendo em vista tal decisão, é preciso esclarecer o que muda nesses locais nos quais o risco de contágio do Coronavírus é considerado alto.

“É um momento difícil, pois se trata de uma decisão acertada quando levamos em consideração a saúde de nossa comunidade, ainda que, também, devemos levar em consideração o quão irá afetar a economia de forma geral do nosso município, especialmente os pequenos empreendedores, que dependem deste trabalho para seu sustento, assim como de outros”, destaca o prefeito, complementando que não se trata de uma decisão unilateral, mas que depende de orientações de poderes maiores que o município.

Contrariando o que tem circulado de informações durante a semana, acerca de um rebelamento de prefeitos da região, Gustavo Medeiros ressalta que o que está acontecendo trata-se apenas de uma contestação de dados, tendo em vista que os mencionados pelo Governo do Estado não refletem a realidade da região, em termos de internações, levando em consideração os critérios estabelecidos previamente pelo próprio Estado.

A bandeira vermelha, em essência, impõe restrições mais severas àquelas adotadas em áreas com bandeira laranja. Sendo assim, nas regiões classificadas como bandeira vermelha, no sábado, 13, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados.

Restaurantes e lancherias ficam proibidos de receber clientes no local, mas podem atender em sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve. Nos shoppings, também fica permitido o acesso apenas a serviços essenciais, como farmácias, lavanderias e supermercados, que podem operar com apenas 25% dos funcionários. Fora isso, os shoppings devem permanecer fechados, sem circulação de pessoas.

Academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos (mesmo que com atendimento individual), e serviços de higiene pessoal, como cabeleireiro e barbeiro, por exemplo, passam a ser totalmente vedados.

O modelo de Distanciamento Controlado está dividido em protocolos que devem ser adotados para cada atividade econômica conforme a bandeira semanal. Por isso, é preciso que os moradores de cada uma das regiões acessem o site distanciamentocontrolado.rs.gov.br para consultar os protocolos específicos de cada setor.

Vale frisar que, seja qual for a bandeira na qual está o município está classificado, a comunidade deve seguir cumprindo com todos os protocolos de prevenção, que incluem uso de máscara, distanciamento entre as pessoas, higienização dos ambientes e das mãos, uso de equipamento de proteção individual (EPI), afastamento de casos positivos ou suspeitos, teto de ocupação e atendimento diferenciado para grupos de risco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Primeiros casos confirmados no município

Nesta semana, desde o início do período de pandemia o município registrou os primeiros casos positivados para o teste do Coronavírus (covid-19), e o primeiro óbito. Ao todo, já foram 111 testes aplicados na cidade, até a quinta-feira, 18. Destes, 61 em pacientes e 50 em profissionais da área da saúde, sendo 109 negativos e 2 positivos.

Além destes, o município também soma aos seus índices o primeiro óbito ocorrido nesta semana, confirmado através de teste realizado em laboratório. A paciente que tinha problemas de saúde e realizava tratamento fora do município, estava internada na Santa Casa de Alegrete, e foi diagnosticada com resultado positivo para o vírus no primeiro teste e negativo na segunda testagem, levando a unidade hospitalar a recorrer o teste laboratorial. O resultado veio após o óbito da paciente, atestando como positivo para o Coronavírus.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top