domingo , 12 julho 2020

Cresce número de casos de Coronavírus na região

A pandemia de Coronavírus está aumentando o número de casos, tanto em Santiago como na região. Um fato esperado, mas que preocupa o poder público e a população, que precisa se proteger usando máscaras, mantendo o distanciamento social e os cuidados de higiene.

Em Santiago, na manhã de quarta-feira, 10, surgiram mais 8 casos confirmados de Coronavírus. São dois irmãos, moradores do Bairro Vila Nova, de 55 e 60 anos. Um deles está curado e o outro em tratamento. O outro caso é de uma mulher, de 57 anos, do Bairro Alto da Boa Vista.

Já um morador do Bairro Itu, de 79 anos, hospitalizado em Santa Maria para tratamento de outra doença não relacionada ao Coronavírus, foi testado positivo. Ele pode ter contraído o vírus no hospital onde está internado.
Ainda na quarta-feira, à tarde, segundo o prefeito Tiago Gorski Lacerda, foram confirmados mais dois casos: uma mulher de 28 anos, no Bairro São Vicente e um homem de 47 anos no Bairro Alto da Boa Vista. O município totaliza até o fechamento desta edição, 28 casos confirmados.

A Secretaria Municipal de Saúde de Itacurubi confirmou a morte de um idoso, de 91 anos, que foi internado com Coronavírus no Grupo Hospitalar Santiago e, devido a gravidade dos sintomas, foi transferido para o Hospital Irmandade Santa Casa de Caridade, em Alegrete, onde faleceu na terça-feira, 09. 

Segundo o comunicado, o idoso “Teve diagnóstico positivo para a Covid-19 e tal fato veio a somar com as doenças pré-existentes. Lutou arduamente desde o dia 27 de Maio mas, infelizmente, não resistiu. A comunidade deve redobrar os cuidados já adotados pois estamos lutando diariamente contra um vírus muito grave. Sentimentos da SMS aos familiares”, finaliza a nota.

O Município de São Vicente do Sul teve a primeira morte por Coronavírus. A vítima é um jovem de 29 anos, que estava hospitalizado na UTI do Hospital Universitário de Santa Maria, desde o dia 28 de maio. A morte ocorreu na tarde de terça-feira, 09. 

O jovem sofria de hipertensão, o que pode ter colaborado para o agravamento da doença após ter sido contaminado pelo novo vírus. O paciente foi positivado através de exame analisado no Laboratório Central do Estado (LACEN).

Em Jaguari, segundo a secretária de Saúde, Naiana Guerra, após o surgimento de dois novos casos, o município deve testar aproximadamente 100 pacientes, os quais tiveram contato com os positivados.

Naiana explica que serão testadas pessoas da equipe que realizou os atendimentos no Hospital de Caridade de Jaguari, aos pacientes que testaram positivo para Coronavírus. Também devem fazer o exame os familiares e amigos que visitaram os pacientes. Conforme a responsável pela pasta, ainda falta contatar algumas pessoas que também tiveram contato com os dois casos.

Ao ser questionada sobre quais procedimentos serão tomados a partir de agora, Naiana explicou que uma das ações será proteger as Unidades de Saúde, para isso será disponibilizada uma unidade somente para atender as síndromes gripais, direcionado ao Coronavírus. Com isso o ESF do Bairro Rivera, a partir desta sexta-feira, 12, passará a receber somente pessoas com sintomas gripais.

A redação do jornal A Folha também conversou com o Prefeito Roberto Boff Turchiello, sobre as mudanças a partir de agora. Segundo Beto Turchiello, as pessoas não estão se cuidando tanto, e isso é preocupante “ocorreu um relaxamento nos cuidados das pessoas de forma geral, quem antes saía para a rua somente por necessidade, agora voltou a sua rotina normal, percebemos também que estão sendo realizadas festas familiares, gerando aglomerações”, relatou.

O Chefe do Executivo destaca que haverá fiscalização e restrições na mobilidade urbana, com distanciamento controlado e restrição do número de pessoas que podem acessar os estabelecimentos comerciais. Outra ação é na forma judicial que segundo o prefeito será a notificação dos estabelecimentos com multa ou até fechamento de alguns como, por exemplo, os bares que não estão cumprindo as determinações.

Caso as novas deliberações não tenham efeito positivo, serão adotadas medidas mais drásticas e quem sabe levar ao fechamento de alguns setores do comércio. Hoje o município está com dois casos confirmados e um caso suspeito, todos internados em Santa Maria. Até o fechamento desta edição, o município tinha oito casos, sendo três casos confirmados internados em santa Maria; um caso confirmado em isolamento domiciliar; um caso suspeito internado em Santa Maria; dois curados e dois óbitos.

“Pedimos que a população mantenha o distanciamento controlado e os cuidados de higiene, às pessoas que não têm respeito pela sua própria vida, que tenham pela vida do seu semelhante”, finalizou Beto Turchiello.

Foto: Divulgação

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top