quinta-feira , 8 dezembro 2022

Cruzeiro completa meio século

Cruzeiro completa meio século

O Cruzeiro foi fundado em 6 de maio de 1967, pelo tenente da reserva do Exército Brasileiro Romeu Goulart Jacques, ele se inspirou no time do Cruzeiro de Minas Gerais, campeão da Taça Brasil no ano de 1966, para a criação do novo clube. O Cruzeiro de Santiago possui o mesmo nome, cores e distintivo que o homônimo mineiro.
Em 20 de maio de 1975, o clube se incorpora a outro existente na cidade, o Riachuelo Futebol Clube, surge então o Cruzeiro Esporte Clube. Seus primeiros jogos foram realizados no Campo da Lagoa. Em 1975, o time participou pela primeira vez, de uma competição estadual, o Campeonato Gaúcho de Amadores. Sua profissionalização iria ocorrer somente no ano de 1984, quando estreou no Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão.
Mas a ideia virou um sonho e, por conta das dificuldades financeiras, este sonho ainda não virou realidade e o Cruzeiro licenciou-se em 1993, se mantendo apenas nas categorias de base.
Em entrevista ao jornal A Folha, o atual presidente do clube, Renato Genro, falou sobre as mudanças e também de grandes nomes que passaram pelo local. Ele conta que após um período de glória do clube, no amador e no estadual, o Cruzeiro veio na sua história jogar o campeonato estadual, impulsionado por uma grande vontade do falecido Chicão e também de outras pessoas que torciam pelo clube, como por exemplo,o falecido Barbela, que conforme Genro, teve uma vasta trajetória dentro do clube, o qual foi motorista, treinador, também foi presidente do clube.
Genro destaca, que foram várias as pessoas que durante estes 50 anos de história, conseguiram manter o clube, com seu trabalho e dedicação. No futebol profissional, segundo o presidente, o time teve uma importante campanha, chegando entre os seis do estado, que estavam prestes a subir para chegar na Primeira Divisão do Futebol Gaúcho, time este que tinha como goleiro, Paulo Bandeira, Paulinho Oliveira, Astronauta, Badico, Claudinho, Teti, entre outros jogadores, que de acordo com Genro foram muito bons.
Mas, mesmo como todo esforço e profissionalismo, a equipe não conseguiu o seu grande objetivo, mas no ano de 1989, uma ideia foi plantada no cruzeiro pelo treinador da equipe profissional, o Edinho, sugeriu que o Cruzeiro fizesse uma competição de categoria de base, a ideia foi apoiada e então foi criado o Torneiro Internacional Romeu Goulart Jacques, sendo que a primeira competição foi realizada no ano de 1989 e contou com a participação de seis equipes, daí pra frente àhistória do Cruzeiro anda junto com a história da Copa Santiago. Em 2004, o Torneiro Internacional passou a se chamar Copa Santiago de Futebol Juvenil e, hoje participam mais de 12 equipes e nesta edição, em que se comemora as 30 edições da copa, a ideia é de se fazer uma competição com 16 equipes.
O Cruzeiro trabalha hoje, somente com categoria de bases, a edição da Copa está chegando na sua 30ª Edição, após 28 anos da competição, o tão sonhado título foi alcançado pelo Cruzeiro de Santiago, nesta época estava frente ao Cruzeiro o presidente Maninho, este foi um dos grandes objetivos conquistado em seu tempo como presidente, deixando um grande legado dentro do clube.
Hoje o clube conta com três categorias em funcionamento, sub 13, sub 15 e sub 17, sendo que um dos grandes objetivos de todos os cruzeiristas conforme Genro é de voltar a ter o Cruzeiro como profissional, “sabemos que é uma situação muito difícil, porque envolve muitos custos o futebol, mas que é possível, se trabalharmos nos próximos anos de se conseguir fazer este grande retorno do Cruzeiro no Campeonato Estadual Profissional”, ressaltou Genro.
“O grande objetivo é o fortalecimento do clube, em todas as suas áreas, administrativas, estádio, suas categorias, voltar nossa escolinha, mas aos poucos nós vamos conseguir”, finalizou Renato Genro.
Para comemorar esta data tão importante, no sábado, 27, o Cruzeiro Esporte Clube promove um jantar com distribuição de prêmios. O evento acontecerá a partir das 21h30min no CTG Grupo Nativista Os Tropeiros e os ingressos podem ser adquiridos com membros da diretoria e na Secretaria do Cruzeiro. O Cardápio será Galeto, Arroz A Grega, arroz branco, Maionese, Saladas e Pão, Bolo de Aniversario. 

Renato Genro,                   Romeu Goulart Jacques,    Saudoso Chicão, 
presidente do Clube          fundador do Cruzeiro         ex-atleta e ex-presidente
Renato Genro, presidente do clube Romeu Goulart Jacques, fundador do Cruzeiro  chicão foto 

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top