sábado , 27 novembro 2021

Cuide do seu rim

Centro de Diálise do HCS completa cinco anos e comemora o Dia Mundial do Rim 

No dia 16 de março de 2009 iniciava suas atividades, o Centro de Diálise do Hospital de Caridade de Santiago, fruto de um anseio e necessidade da comunidade santiaguense em ter um serviço especializado e de alta complexidade evitando assim viagens e deslocamentos dos doentes renais a outras cidades para receberem seu tratamento. O hospital de Caridade através de sua administração buscou as alternativas de recursos materiais e humanos para a realização desta vontade de todos.
Está capacitado para oferecer como tipos de diálise a hemodiálise, diálise peritoneal, encaminhamento para transplante renal e prevenção das doenças renais, tanto a nível ambulatorial como internado (CTI). Tornou-se referência nefrológica para as cidades de Santiago e os municípios da região (São Francisco de Assis, Unistalda, Nova Esperança do Sul, Jaguari, Itacurubi e Capão do Cipó). Conta com uma equipe multidisciplinar treinada, capacitada e comprometida com a qualidade no atendimento nefrológico. Cientes da responsabilidade inerentes aos que se propõe a um trabalho sério e diferenciado.
Sua força de trabalho é composta diretamente por dois médicos nefrologistas, dois enfermeiros nefrologistas, cinco técnicos de enfermagem, nutricionista, assistente social, psicóloga, auxiliar administrativa, funcionária do serviço de higienização.
Atualmente atende 36 pacientes em regime ambulatorial e os internados em CTI que necessitam do tratamento. Oito pacientes cadastrados em lista de transplante renal e oito já transplantados desde o início das atividades. Conta também com o ambulatório de nefrologia que atende e faz acompanhamento dos pacientes com alguma disfunção renal, tratamento conservador e preventivo.
Ontem, 13, foi comemorado o Dia Mundial do Rim, este ano, com o tema: “1 em 10. O rim envelhece, assim como nós” com um alerta para a alta prevalência da doença renal que pode chegar a 10% da população. No dia mundial do rim foi realizada, em todo o mundo, ações com o objetivo de esclarecer e informar a respeito da doença renal com ênfase na prevenção. Esta campanha a nível nacional é orientada e coordenada pela SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia) da qual o centro de diálise também participa com as seguintes atividades: divulgação nos meios de comunicação da cidade, colocação de uma faixa em frente ao hospital divulgando os dois eventos, distribuição de folders, cartazes e material informativo em geral, encerrando com o parabéns com os pacientes do centro de diálise. Este cronograma está sendo desenvolvido até amanhã, 15.

Dialise

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top