sexta-feira , 19 abril 2024

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Dia 02 de Abril comemorou-se o Dia Mundial da Consciência do Autismo. Doença genética ou multifatorial que acompanha a pessoa pela vida toda. Em crianças, o autismo é mais comum que a AIDS, diabetes e câncer, juntos.

Mas o que é o Autismo?
O Autismo é um transtorno de desenvolvimento que aparece nos três primeiros anos de vida. O autismo afeta o desenvolvimento normal do cérebro relacionado às habilidades sociais e de comunicação.

Causas
O autismo é uma doença física vinculada à biologia e a química anormais no cérebro. As causas exatas dessas anomalias continuam desconhecidas, mas essa é uma área de pesquisa muito ativa. Provavelmente, há uma combinação de fatores que leva ao autismo.

Sintomas do Autismo
A maioria dos pais de crianças com autismo suspeita que algo está errado antes de a criança completar 18 meses de idade e busca ajuda antes que ela atinja 2 anos. As crianças autistas, normalmente tem dificuldade em:
– brincar de faz de conta;
– interações sociais;
– comunicação verbal e não verbal

Os sintomas do autismo podem variar de moderados a graves. Algumas características são bem acentuadas, tais como:
– não imita a ação dos outros;
– prefere brincar sozinho;
– tem acessos de raiva intensos;
– fica preso em um único assunto ou tarefa;
– tem baixa capacidade de atenção;
– tem pouco interesse;
– é hiperativo ou muito passivo.

Tratamento
O tratamento do autismo tem mais êxito quando é direcionado às necessidades especificas da criança. Um especialista ou uma equipe experiente deve desenvolver o programa para cada criança. O tratamento inclui desde medicação, acompanhamento de profissionais, dieta especifica, entre outras aplicações. Mas sobre tudo, a criança com autismo precisa de muito amor, carinho da família e compreensão para a descoberta do mundo.

605189-É-possível-encontrar-crianças-autistas-com-habilidades-especiais-mas-isso-não-é-comum.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top