sexta-feira , 19 abril 2024

Dia Nacional da Mamografia

No dia 05 de fevereiro foi comemorado o Dia Nacional da Mamografia, com o intuito de sensibilizar as mulheres sobre a importância em realizar o exame.
O câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres, por afetar imensamente a feminilidade e atingir índices cada vez maiores de incidência em todo o mundo.
A mamografia ainda é o melhor método para se diagnosticar o câncer de mama em uma fase inicial, antes que ele se dissemine para outros órgãos. Nesse estágio, em que o tumor habitualmente se encontra com menos de um centímetro, as chances de cura são de 90%. “Hoje em dia a procura pelo exame cresceu muito. As mulheres estão bem conscientes, dificilmente pegamos casos de mamas avançadas. Os meios de comunicação fazem um ótimo trabalho de conscientização, mostrando a importância da realização da mamografia”, comenta Cleonice Franco, Técnica de radiologia do HCS.
Cleonice, que atua na área há 10 anos, comenta que o exame é simples e rápido. “Existe sim a compressão da mama, e isso precisa existir para que o exame seja bem feito. A duração do exame é aproximadamente de cinco minutos. O desconforto é rápido. E quem tem prótese de silicone fazemos uma compressão um pouco menor, colocando o aparelho no modo manual”, acrescenta.
mamografia
Aparelho de mamografia_____________________
O exame deve ser realizado a partir dos 40 anos, a não ser aquelas pessoas que tenham histórico da doença na família, é interessante que procurem realizar o exame antes. “É importante sempre guardar o exame anterior, para que se possa fazer uma comparação, se houve algum tipo de alteração ou não. É recomendado fazer a mamografia uma vez por ano, caso o exame não apresente qualquer alteração”, comenta.
Durante o exame a paciente sempre é acompanhada pela técnica, que vai explicando o procedimento e a importância da realização do mesmo.  Antes do exame é realizado um questionário onde são feitas perguntas que vão colaborar para um diagnóstico mais preciso. “São perguntas simples, mas de grande importância. Perguntamos sobre medicações que a paciente faz uso, ciclo menstrual, gestação, histórico familiar”, finaliza Cleonice.
Para agendar o exame é simples, basta ir ao Hospital de Caridade. Para maiores informações o contato é 3251- 1419.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top