sexta-feira , 29 março 2024

Diabete tipo 01

Diabete tipo 01
0304-720x340

A diabetes tipo 01 é um tipo de diabetes na qual o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, fazendo com que o organismo não seja capaz de utilizar o açúcar no sangue para produzir energia, gerando sintomas como boca seca, sede constaste e vontade de urinar frequente.
Geralmente, a diabetes mellitus tipo0 1, ao contrário da diabetes tipo 02, é um problema genético e, por isso, pode passar de pais para filhos, sendo, normalmente, diagnosticado durante a infância ou adolescência.
A diabetes tipo 01 não tem cura, no entanto pode ser controlada com a injeção diária de insulina sob orientação e prescrição do médico endocrinologista e mudanças no estilo de vida do paciente.

Sintomas da diabetes tipo 01
Sensação de sede constante, vontade frequente para urinar, cansaço excessivo, aumento do apetite e, visão embaçada.
No caso da criança com diabetes tipo 1, além destes sintomas, ela também pode voltar a urinar na cama durante a noite ou apresentar infecções recorrentes da região íntima.

Tratamento para diabetes tipo 01
O tratamento para a diabetes tipo 01 é feito com o uso diário de insulina, na forma de comprimidos ou injeções, na dose indicada pelo médico após avaliação da evolução da diabetes, para manter os níveis de açúcar no sangue entre os 70 e os 130 mg/dL antes das refeições e inferiores a 180 mg/dL após as refeições.
Além disso, para complementar o tratamento da diabetes tipo 01, é importante fazer uma alimentação isenta de açúcar e com baixo teor de carboidratos, como pão, bolo, arroz, macarrão, biscoitos e algumas frutas, assim como praticar exercícios físicos leves, como caminhada, corrida ou natação. Pelo menos 30 minutos, 3 a 4 vezes por semana.
O tratamento para diabetes tipo 01 ajuda a evitar o surgimento de complicações como dificuldades na cicatrização, problemas de visão, má circulação sanguínea ou insuficiência renal.

Causas da diabetes tipo 01
As causas da diabetes tipo 01 estão relacionadas ao mau funcionamento do pâncreas. Na diabetes tipo 01, o pâncreas deixa de produzir a insulina devido ao ataque das células do próprio corpo às células beta do pâncreas e, por isso, a glicose não consegue entrar nas células, ficando acumulada no sangue.

No entanto, outras causas mais raras da diabetes tipo 01 incluem:
Uso prolongado de esteroides, antirretrovirais, antipsicóticos ou tiazidas, Pancreatite, retirada de mais de 90% do pâncreas ou lesões no pâncreas; Doenças como hemocromatose, fibrose cística ou câncer de pâncreas.
Independente da causa da diabetes, o seu tratamento deve ser bem acompanhado e orientado por um médico endocrinologista.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top