quinta-feira , 28 março 2024

Diabetes sintomas e causas

Diabetes sintomas e causas
tudo-sobre-diabetes

O diabetes é causado pela decorrente falta de insulina ou da incapacidade da insulina exercer seus efeitos adequadamente, gerando assim o aumento de açúcar no sangue. O diabetes só ocorre porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio da insulina em quantidade suficiente para suprir todas as necessidades do nosso organismo. A insulina reduz a glicemia, permitindo que o açúcar que está no sangue possa penetrar nas células, para gerar a energia. Portanto quando houver falta desse hormônio, ou não agir corretamente, haverá um aumento de glicose no sangue, consequentemente o diabetes. Os tipos de diabetes são: Diabetes tipo 1 o pâncreas perde a capacidade de produzir a insulina, fazendo com que os anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio. Esse tipo de diabetes ocorre entre 5% a 10% da população com diabetes. A pré-diabetes é um termo usado para indicar que o paciente desenvolve a doença como se fosse um estado intermediário, entre o saudável e o diabetes tipo 2, pois no caso da diabetes tipo 1 a pessoa já nasce com a genética ao problema de produzir a insulina, podendo desenvolver com qualquer idade. No diabetes tipo 2 existe a combinação com a diminuição da secreção de insulina e o defeito de sua ação, conhecido como resistência a insulina. Geralmente este tipo de diabetes pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, contudo com o passar do tempo, pode se agravar a doença. Esse tipo de diabetes tipo 2 ocorre entre 90% da população com diabetes.

POSSO CONSUMIR MEL, AÇÚCAR MASCAVO E CALDO DE CANA?
O ganho de peso é decorrente devido ao excesso de calorias ingeridas, se a pessoa acaba consumindo açúcar a mais, acaba ganhando peso, neste caso sim o açúcar além de ser um ganho de peso, acaba finalmente levando ao diabetes. Se a pessoa come pão em excesso, batata ou arroz demasiadamente, devido a estas calorias além do peso leva a desenvolver diabetes também. Não é o fato de comer açúcar que causa diabetes mas sim o fato de comer em excesso, que qualquer alimento pode causar aumentando de peso. Também é preciso levar em conta o sedentarismo e a história familiar, se você tem ou não risco de desenvolver diabetes.

SINTOMAS
Os principais sintomas do diabetes são a vontade de urinar frequentemente, fome, sede excessiva e emagrecimento. Pessoas com diabetes tipo 2 não apresentam sintomas iniciais podendo manter a doenças assintomática por muitos anos. Mas no entanto devido a resistência a insulina, pode apresentar estes sintomas característicos do diabetes. Fome excessiva, sede excessiva, infecções freqüentes como bexiga, rins e pele, feridas que demoram a cicatrizar, alteração visual (visão embaçada), formigamento nos pés e furúnculos. Pessoas do diabetes tipo 1 apresentam estes sintomas como vontade de urinar freqüente, fome e sede excessiva, emagrecimento, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náuseas e vômitos. O diabetes tipo 1 ocorre por herança genética em conjunto com  infecções virais, podendo se manifestar em qualquer idade, comum em jovens, crianças, adolescentes e adultos.

TRATAMENTO
Para quem tem diabetes o objetivo é controlar a glicose presente no sangue do paciente evitando que apresente picos ou quedas durante o dia. Para quem tem diabetes do tipo 1 necesitam fazer injeções diárias de insulina no  sangue para manter seus valores normais. Outros necessitam tomar alguns remédios prescritos pelo médico alguns deles são o Glifage,  Glifage XR e o Metformina. Para diabetes do tipo 2 possuem algumas práticas específicas para o tratamento com alguns medicamentos que são inibidores da alfaglicosidade que impedem a digestão e a absorção de carboidratos no intestino. Os sulfonilureias que estimulam a produção do pâncreas com potencial de 2% em média, mas pode causar hipoglicemia. E as Glinidas, Nateglinidas e Repaglinida via oral, que também agem estimulando o pâncreas. Para o Pré-Diabetes o aconselhável é mudar a rotina com uma dieta de redução de calorias, carboidratos, além do estímulo da atividade física. No paciente com Pré-Diabetes que estão com sobrepeso ou obesidade a perda de 5% e 7% do peso corporal já levam uma melhora metabólica muito importante. Corte o cigarro, diabetes e cigarro não combinam, eles multiplicam em até 5x o risco de infarto, pois as substâncias presentes no cigarro ajudam a criar acúmulos de gorduras nas artérias, bloqueando a circulação. Fazendo com que o fluxo sanguíneo fique mais e mais lento até o momento em que a artéria entope. Além disso, fumar também contribui para a hipertensão no paciente com diabetes.
Cuide da sua saúde bucal após cada refeição, pois os pacientes que contém diabetes é fundamental. Isso porque o sangue dos portadores de diabetes, com alta concentração de glicose é mais propício ao desenvolvimento de bactérias. Por ser uma via de entrada de alimentos somados ao acúmulo de resto de comida que favorecem a proliferação de bactérias. Realizar uma boa higiene bucal e visitar o seu dentista uma vez a cada seis meses é essencial. Somente o médico pode dizer qual medicamento é o mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Não interrompa o uso do medicamento sem falar com seu médico. Siga à risca e corretamente as instruções prescritas pelo médico e nunca se automedique.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top