quinta-feira , 20 setembro 2018

Diretores da URI falam de projetos frente à universidade

O jornal A Folha entrevistou esta semana os novos diretores da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Câmpus Santiago. Os Diretores de Campus assumiram seus cargos na sexta-feira, 31. Confira a entrevista com a Diretora Geral: Michele Noal Beltrão, Diretor Acadêmico: Claiton Ruviaro e Diretora Administrativa: Rita de Cássia Finamor Nicola.

Falem sobre os novos projetos e desafios frente à universidade:

Pensamos em continuar e avançar no processo de capacitação de funcionários e docentes, valorizando as vozes do coletivo com relação ao que dito e escrito via Avaliação Institucional Interna e Externa (MEC, Auditoria, Provas do ENADE). Temos ainda, como meta a consolidação dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação. A propósito, podemos já estão abertas as inscrições para os seguintes Cursos: Medicina Veterinária (50 vagas, turno noturno-diurno), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (35 vagas, turno noturno-diurno) e Educação Física – modalidade Bacharelado (30 vagas, turno noturno-diurno). Também, está em fase de análise junto à CAPES o Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível mestrado, em Ciências Ambientais. Por fim, pensamos que o mais importante é vencer a situação posto nacional, regional e localmente as dificuldades que circundam pessoas e instituições a partir de uma gestão, cada vez mais, democrática, transparente e eficiente.

Como a crise econômica do País, tem afetado a instituição? O que será feito para reverter o quadro?

A crise econômica do País, por ser a URI um fragmento da sociedade, como qualquer outra empresa, sofreu o impacto da crise econômica nacional. Desta forma, tivemos uma redução significativa do número de acadêmicos no ensino superior. Assim, de forma bastante coletiva, estamos buscando estratégias para sustentabilidade financeira da instituição, sem que os padrões de qualidade do ensino sejam afetados.

Fale sobre o novo curso de Medicina Veterinária, a ser implantado na URI no primeiro semestre de 2019:

O Curso de Medicina Veterinária por ser um anseio de anos de nossa comunidade está sendo muito procurado. Acreditamos que com a coordenação do Curso, Professor Doutor Olívio Bochi Brum, com um corpo docente qualificado e estrutura compatível será uma grande oportunidade de ingresso de novos acadêmicos.

Existe a possibilidade de criação de outros novos cursos: Quais?

Além dos cursos mencionados acima, pretendemos, ainda neste semestre, a partir de uma pesquisa a ser aplicada pela Empresa Alternativa Júnior, coordenada pelo Curso de Administração, a qual determinará as maiores demandas de cursos pela comunidade, o que fará parte do Plano de Gestão e de Desenvolvimento Institucional da URI (PDI). Portanto, ainda, não podemos precisar quais cursos serão criados.

Comente sobre a realização do vestibular:

As inscrições do vestibular já estão abertas, inclusive para os cursos já mencionados, além dos seguintes:

– Administração
– Agronomia
– Arquitetura e Urbanismo
– Ciências Biológicas
– Ciências Contábeis
– Ciência da Computação
– Direito
– Educação Física – modalidade Licenciatura
– Enfermagem
– Farmácia
– Letras
– Pedagogia
– Psicologia

A prova do vestibular será única a ser realizada à tarde, no dia 25 de novembro do corrente ano, nas dependências do Campus universitário. Maiores informações estão no site da URI.

Quantos cursos são disponibilizados na URI – Câmpus Santiago?

Atualmente, 13 e, no próximo semestre, 16 cursos.

Considerações finais:

Como já dito, anteriormente, nossa Direção irá trabalhar de forma bastante próxima, dialogando com as equipes de trabalho, a fim de cada vez mais reafirmarmos em nossas práticas a Missão da URI, que é: “formar pessoal ético e competente, inserido na comunidade regional, capaz de construir o conhecimento, promover a cultura, intercâmbio, afim de desenvolver a consciência coletiva na busca contínua da valorização e solidariedade humanas”, sempre ouvindo atentamente os anseios de nossa gente.
Foto – Carine Martins

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top