terça-feira , 19 março 2024

Estação Inverno: O frio está no ar

Estação Inverno: O frio está no ar

19433446_1590286220983201_1978155203_n

Teve início à 1h24min da madrugada de quarta-feira, 21, o inverno, estação que para uns é tida como maravilhosa, mas para outros nem tanto. Muitos dizem que o inverno é a estação da elegância, porque as pessoas usam cores e modelos lindos para se aquecer das baixas temperaturas. Também podem abusar dos acessórios, como cachecóis, toucas, lenços, entre outros. Mas no inverno ainda tem aqueles que não conseguem gostar desta estação, porque o frio faz com muitos queiram ficar em casa, curtindo uma lareira, mas o dever os chama.
Nesta estação, além de ser bonita e ter encantadoras paisagens, traz ainda algumas características. Por exemplo: no inverno, o dia é mais curto do que a noite;A incidência dos raios do Sol é menor no inverno do que nas demais estações do ano, fator que explica ser esta a estação mais fria de todas;As temperaturas médias durante o inverno variam muito, dependendo da localização geográfica de cada região. Geralmente, as temperaturas são mais frias quanto mais próximas estiverem dos polos; O inverno nas regiões polares é extremamente frio. Neve e congelamento de rios, oceanos e lagos são comuns nestas áreas do planeta.
Com a chegada das baixas temperaturas, aparecem também alguns problemas de saúde. A maioria dos problemas, estão relacionados a alergias e doenças respiratórias como: resfriados, bronquite, pneumonia, asma e rinite.

Alguns hábitos saudáveis são importantes para fugir destes problemas:
Manter a casa e o ambiente de trabalho ventilados;
Para diminuir os problemas com asma e rinite evite usar vassoura e aspirador de pó na limpeza da casa, tente utilizar panos úmidos que não espalham a poeira;
Outro detalhe é tirar dos armários roupas e casacos pesados que ficaram muito tempo guardados, é necessário lavá-los e secá-los ao sol antes de utilizar as peças;
Evite ainda ficar muito tempo em ambientes com ar condicionado;
Quem tem alergias deve ficar atento e evitar cobertores que soltam pêlos. Substitua por mantas de tecido sintético ou algodão para evitar o agravamento das alergias;
Outra dica importante é beber muita água e consumir alimentos ricos em vitamina C como acerola, laranja e limão;
Lave as mãos com frequência e evite ambientes com muita aglomeração.

No Rio Grande do Sul, o inverno tende, de acordo com a MetSul, ser menos frio, comparado com 2016. Sendo que as temperaturas podem ficar próximas ou acima da média durante a maior parte da estação. Eventos de frio intenso, com marcas negativas e formação de geada podem ser mais pontuais. Os dias devem ser marcados por tardes de temperaturas agradáveis e, frio durante a noite. Não estão descartados episódios de temperaturas mais altas entre agosto e setembro.
Os conhecidos fenômenos El Niño e La Niña, não deverão interferir significativamente este ano. Em relação à chuva, no inverno 2017, a mesma deve apresentar grande variabilidade regional sem excessos como registrados em 2015, ano que foi Super El Niño.
Ainda de acordo com a MetSul Meteorologia, algumas regiões do Estado irão terminar o inverno com chuva abaixo da média, já outras tendem a ter chuvas próximas ou acima da média. Durante o inverno de 2017, será provável acontecer bloqueios atmosféricos mais frequentes, levando a períodos de tempo mais seco e temperatura acima da média com chuva concentrada mais no Sul do Estado. A estação do inverno encerra no dia 22 de setembro de 2017.
Foto: Paulo Saboski

 

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top