quinta-feira , 19 setembro 2019

IFFar inaugura instalações do Centro de Referência de Santiago

Na noite de quarta-feira, 28, com a presença de autoridades, alunos, professores, colaboradores e convidados foi inaugurado o Centro de Referência do IFFar em Santiago, na Escola João Eduardo Witch Shimidt, antigo CIEP. Após várias tratativas com a Secretaria de Educação e Administração Municipal, agora as atividades tiveram início.

A Rede Federal de EPCT conta com 38 Institutos Federais – 3 no RS: IFFar, IFRS, IFSUL; 2 Centros Federais de Educação; Colégio Pedro II; 643 Unidades (Campi); 568 Municípios atendidos (presencial) e mais de 1 milhão de matrículas.

Também conta com um grande potencial inclusivo; capacidade de atuação em rede, possui destinação no mínimo de 50% das vagas para a educação técnica de nível médio; mínimo de 20% das vagas para formação de professor e os 30% das vagas são para outros cursos, visando a verticalização. A rede atua em todos os níveis de educação profissional e tecnológica.

O Instituto Federal Farroupilha – IFFar possui 11 unidades (campi); 04 Centros de Referência; 12 polos de educação à distância e está entre as 20% melhores notas do ENEM. Possui 171 cursos, 14.859 matrículas, 79,62% dos alunos são de famílias com renda familiar MENOR do que 1,5 salários mínimos.

Em Santiago são oferecidos cursos como: Técnico em Sistemas de Energia Renovável; Curso Técnico em Agroindústria, Na Modalidade EaD; Licenciatura em Matemática, EaD, o qual é ofertado através do Polo Federal UAB, em convênio com a Prefeitura de Santiago; PROEJA FIC Fundamental em Operador de Supermercado, também em parceria com a prefeitura.

Em Jaguari são oferecidos os cursos: Técnico em Agricultura Integrado ao Ensino Médio; Técnico em Sistemas de Energia Renovável, estes dois, com inscrições abertas. Também possui em Jaguari os cursos de Licenciatura em Educação do Campo; especialização em Educação do Campo e Agroecologia.

O IFFar de Jaguari possui Mestrado Profissional em Educação, com ofertas anuais de turmas, sendo uma grande oportunidade para quem já possui graduação na área de Educação e almeja um mestrado. Os cursos superiores, recentemente avaliados pelo MEC possuem conceitos 4 e 5, sendo esta a nota máxima. A instituição também está com o conceito 4 no IGC – Índice Geral de Cursos, que é um indicador de qualidade calculado pelo Inep para avaliar as Instituições de Educação Superior.

Com espaço amplo para atender a demanda de alunos na Escola João Eduardo, o Centro de Referência será de grande importância para a população, pois disponibilizará cursos profissionalizantes para que as pessoas busquem qualificação, pois os cursos técnicos tem maior potencial de empregabilidade e assim, possibilitar que cursem uma faculdade particular nas instituições existentes no município, optando por cursos que até então não são oferecidos pelo IFFar.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top