sexta-feira , 19 abril 2024

Jaguari promove a 6ª Cavalgada das Anitas neste sábado

A cidade de Jaguari, na região central do Estado e, uma das mais tradicionais na realização de cavalgadas, estará promovendo neste sábado (05), a 6ª Cavalgada das Anitas. O evento promovido pelo Piquete Anita Garibaldi, percorrerá cerca de 24 quilômetros pelo interior de Jaguari, visitando comunidades como Ijucapirama e Fontana Freda. A abertura oficial da Cavalgada acontece as 13h15min de sábado (05), em frente a Igreja Matriz da cidade, na Praça Osvaldo Aranha.
De acordo com a coordenadora da cavalgada, a professora e tradicionalista Suzana Dorneles, haverá a participação de cavalarianas das cidades de Jaguari, Cacequi, Itaqui, São Borja, Manoel Viana, São Vicente do Sul, Nova Esperança do Sul, Unistalda, São Francisco de Assis e Santiago. Conforme ela, o objetivo da cavalgada e cultuar de maneira autêntica o tradicionalismo gaúcho, enfatizando a presença da mulher na história do Rio Grande do Sul, pois ela foi e ainda é fundamental no cenário gaúcho.
De acordo com a professora e tradicionalista, na época das guerras, a mulher era ofuscada pelo homem, pois ficava ao cuidado do rancho, “ou, como Anita, entrou na peleia com lança e garrucha ao lado de Garibaldi”, relembra. Para Suzana Dorneles, as cavalgadas são importantes, pois além de cultuar a tradição gaúcha, trazem um vínculo de amizade inexplicável para aquelas cavalarianas que participam. “E as Anitas se destacam, pois, além de serem pioneiras na região – onde se encontra o maior número de cavalarianas -, demonstram verdadeira integração, união e amor pelo culto as tradições gaúchas.
A Cavalgada das Anitas, que reunirá um expressivo número de cavalarianas – cerca de 100 participantes -, terá jantar e baile na comunidade de Ijucapirama na noite de sábado (05) com animação do Grupo Elmer Fagundes e Grupo, e almoço de encerramento na localidade de Fontana Freda, ambas no interior de Jaguari.   

Cavalgada das Anitas pelo interior de Jaguari.
(Foto: Elias Alfonso)

 

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top