terça-feira , 19 março 2024

João Fontoura está na Rádio Central FM

João Fontoura está na Rádio Central FM

Texto e foto: Carine Martins

Autor, compositor, professor e historiador, Cabo João foi convidado a atuar na rádio santiaguense

Em entrevista ao jornal A Folha, o novo colaborador da rádio Central FM de Santiago, falou sobre sua trajetória como eadialista e sua vinda para a Terra dos Poetas. Em 1989, João Carlos Fontoura Brandolt, que é professor de História, historiador do Folclore Latino Americano, deu início aos trabalhos no rádio, na época ainda se trabalhava com cartuchos e rolos nas rádios, e com muita dificuldade. Tendo como nome artístico, João Fontoura, ele conta que “fui criado na campanha e quando cheguei no rádio, tudo era novidade, então tive muita dificuldade de me socializar com aparelhagem, que existia naquela época, mas venci esta primeira fase”.
Cabo João como é conhecido, ficou três meses atuando no rádio em Alegrete, na antiga Rádio Cultura, depois foi morar em Santa Maria e mais adiante foi para a Serra, onde começou atuar na Rádio Viva FM de Farroupilha, que hoje é uma das grandes potencias da Serra em termos de audiência, foi nesta época que João se especializou.
Após, com bom conhecimento adquirido, partiu para a área do jornalismo, atuando como correspondente da RBS em Santa Catarina, por um período de um ano, atuou também na Rede Peperi de Comunicação. Ao retornar de Santa Catarina, João conta que começou a se dedicar mais a música, outra área que o locutor conhece muito bem, já que ele também é autor e compositor de músicas tradicionalistas e, já possui sete CDs gravados, participou por nove anos diretamente de festivais na década de 90 e no ano 2000 deixou de lado os festivais e continuou trabalhando com música.
Ainda em 2000, João retornou para sua terra natal, Alegrete e recomeçou sua trajetória no rádio. Agora ele está com um novo desafio, atuar em Santiago e comenta que precisou pensar na ideia. “Precisei avaliar muito bem, porque não sou mais guri, tenho uma vasta trajetória, então eu precisava saber para onde eu ia e com quem iria trabalhar, e isto me proporcionou algumas noites de inquietudes, antes de tomar minha decisão”, contou. Depois de pensar na ideia, decidiu assumir o novo desafio e ressaltou estar muito feliz, pois está trabalhando com pessoas de credibilidade e em uma rádio está segmentada na área que ele gosta de atuar.
Ao ser questionado sobre ser compositor ajudar no trabalho do rádio, Cabo João destacou que ajuda muito, porque ele usa seu conhecimento da área e isto ajuda a conquistar os seus ouvintes, argumentando sobre a história da referida música que vai ser tocada.
Sobre Santiago, Cabo João se agradou da cidade, foi muito bem recebido e pretende fixar residência no município. Diz sentir-se muito feliz, porque ele foi convidado a vir atuar em Santiago e isso dá mais segurança na realização do trabalho, “estou muito feliz, posso dizer que estou renascendo de novo neste trabalho de rádio, porque eu estava ministrando aulas de história há algum tempo e tinha programa somente no final de semana”.
João Fontoura vai apresentar os programas “Ho de Casa”, das 9hàs 12h, e das 16hàs 17h, Entrevero, pela Rádio Central FM.

 

 

 

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top