sexta-feira , 29 março 2024

Leilão de viaturas do Exército movimenta Santiago

No dia 25, pela parte da manhã, nas dependências do 9º Batalhão Logístico “Batalhão Cidade de Santiago”, foram leiloados veículos que pertencem ao Exército Brasileiro. Foram 105 lotes e entre os bens estão carros, van, ônibus, caminhões e reboques. Alguns itens se destacam: como um Cavalo Mecânico Scânia LT110/38S, ano e modelo 1972, com lance inicial no valor de R$ 13.536,66 e uma Camioneta Toyota Bandeirante, ano e modelo 1995, com lance inicial no valor de 2.536,66.
Os veículos e viaturas oriundos dos quartéis de Itaqui, São Borja, São Luiz Gonzaga, Ijuí, Santo Ângelo, Santa Rosa e Santiago, foram leiloados através do Norton Leilões.
O leilão é uma atividade prevista pelo Exército para que se possam vender veículos e viaturas que não são mais utilizados. Segundo o Coronel Roberto Morais Brancalione, Comandante do 9º Batalhão Logístico, este é um evento diferente para o pessoal de Santiago, mas que se torna importante por fomentar e desenvolver a economia local, uma vez que o leilão contou com a participação de muitos interessados de fora, que se deslocaram de outros municípios gaúchos e outros Estados do Brasil, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo Paraná e Santa Catarina. Essas pessoas chegaram a Santiago, muitos ainda na segunda-feira e hospedaram-se na rede hoteleira local, aquecendo o comércio e a prestação de serviços de nossa cidade.
Sobre o leilão, vale ressaltar, que parte dos recursos arrecadados com a venda dos itens leiloados, retornam para o 9º B Log. Cada leilão não tem um período certo, sendo realizado à medida que a frota é renovada e que, com o passar do tempo, o custo-benefício da manutenção dos veículos e das viaturas mais antigas se torna antieconômico para o Exército. 
O total arrecadado ultrapassou o valor de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) e o próximo leilão ainda não tem data definida. Neste ano, diferentemente dos anteriores os participantes deram os lances e acompanharam pela internet ou de forma presencial. Os interessados devem acessar o site NORTON LEILÕES, no endereço: https://www.nortonleiloes.com.br, onde encontrarão maiores informações.
O jornal A Folha esteve no 9º B Log, onde teve a oportunidade de presenciar a importância do leilão e também conversar com quem vem de longe, para participar do mesmo.
Olando José Novinski, veio da cidade de Dom Feliciano/RS, aproximadamente 500 km de Santiago, ele contou que em 2001 arrematou um caminhão do quartel de Santa Maria, “o caminhão era motor a gasolina, mudei para motor a diesel e usei o veículo para trabalhar até maio, quando um colega tinha interesse em compra-lo, então vendi, e resolvi comprar outro, um Mercedes, e comprei neste leilão”, falou. Ao ser questionado sobre o destino dos veículos arrematados, Orlando destacou que são usados para o trabalho na serraria, como exemplo a retirada de toras de madeira do mato molhado, onde um caminhão simples, não consegue chegar.
A reportagem também conversou com outro participante do leilão, este veio mais de longe, da cidade de Guarulhos/SP. Segundo ele, alguns dos veículos já estão entrando para raridade, não tem mais no mercado. Carlos Ogawa diz ser muito interessante o leilão e que já participou de outros, que por serem longe de sua cidade, precisa fazer uma força para conseguir participar. Perguntado do porque participar, ele contou “é um hobby, começou com outros tipos de veículos, que já estão inflacionados, por isso estou comprando coisas diferentes, dos veículos que rematei, um deles será para uso e os demais lotes, para comercializar”, finalizou.

Fotos: Carine Martins

Veículos antigos do Exército foram a leilão

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top