sábado , 1 outubro 2022

Mais de 700 lâmpadas de LED já foram instaladas nos bairros de Santiago

A equipe do setor de iluminação da Secretaria de Obras está trabalhando na substituição de lâmpadas comuns amarelas (de vapor de sódio e mercúrio) por lâmpadas da tecnologia LED (light emitting diode). Conforme o secretário de Obras, Matheus Neis, em menos de 60 dias já foram feitas mais de 700 substituições, sendo que quatro bairros já estão totalmente iluminados por LED, que são o Ana Bonato, com 193 pontos; o Monsenhor Assis, com 211; o Jardim dos Eucaliptos, 147 e Eletricitários, com 40 pontos.

Além destes locais, as substituições rotineiras já estão feitas com as novas lâmpadas. Aos poucos, será feita a substituição completa em outros bairros, avançando para o centro da cidade, que ficará por último. Com essa padronização e modernização do sistema de iluminação pública, Santiago terá um ganho na economia, pois o tempo de vida útil é maior – reduzindo a necessidade de trocas freqüentes – além do consumo ser cinco vezes menor em relação às lâmpadas comuns. Fora que, durante cinco anos, as lâmpadas que tiverem problemas serão substituídas pela empresa sem custos para a Prefeitura.

O secretário Matheus calcula que a economia gerada é de 50%. Mas um ganho maior, segundo ele, é o da eficiência da iluminação, que é muito maior, valorizando os espaços públicos e aumentando a segurança das pessoas no período da noite.

Cidade está sendo iluminada aos poucos com lâmpadas de LED
Foto: Divulgação

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top