sexta-feira , 19 abril 2024

Manifestantes realizam a maior carreata da história

Na terça-feira, 07 de setembro, feriado da Independência do Brasil, manifestantes foram às ruas em várias cidades, em atos contra a corrupção e pela democracia no País.

Em Santiago, não foi diferente.Reunindo vários produtores de Capão do Cipó, Itacurubi, Unistalda, Santiago e Nova esperança do Sul, uma grande manifestação foi organizada por lideranças dos setores primários e empresarial da região.

Pela manhã, os manifestantes estiveram reunidos na BR 287, próximo ao Posto do Batista, CTG OS Tropeiros e VIG Híper + Atacado.Às 15h, ocorreu a maior carreata da história de Santiago.Na pauta de reinvindicações, estavam a liberdade de expressão, voto auditável, fim do autoritarismo do judiciário e a criminalização do comunismo.

O ato que ocorreu de forma pacífica e muito bem organizado, contou em sua carreata que atravessou as principais ruas da cidade com mais de 1000 veículos, sendo maquinários agrícolas, camionetes, carros, motos, caminhões e carretas. Helicópterosdo Grupo SA também sobrevoaram a cidade, com a Bandeira do Brasil.

A carreata recebeu apoio da comunidade, que em suas residências, com suas bandeiras, mostravam o amor à Pátria durante a manifestação. O protesto foi convocado pelo Presidente Jair Bolsonaro, em favor da liberdade e da democracia, alguns veículos traziam faixas com dizeres “SUPREMO É O POVO”.

A manifestação em Santiago, além de apoiar a convocação do governo, também teve o seu lado social. Segundo os organizadores do evento, mais de 200 cestas básicas foram arrecadadas, as quais serão entregues aos três Clubes de Rotarys para que sejam distribuídas a famílias carentes. A entrega acontecerá nos próximos dias.

Na região também ocorreram manifestações, em Manoel Viana, os manifestantes se concentraram pacificamente em frente ao parque de Exposições Leo Durlo. Após, realizaram uma carreata pelas ruas da cidade. O evento também contou com o apoio do Sindicato Rural de Manoel Viana, produtores rurais, empresários, caminhoneiros e comunidade em geral. Manoel Viana foi um dos municípios da região que contou com um grande número de participantes, mostrando a força dos produtores e das classes sociais envolvidas no evento, fator muito importante, pois é uma demonstração clara de classes muito bem estruturadas e organizadas na luta por um País sem corrupção.

Já as mobilizações dos municípios vizinhos, Jaguari, São Vicente do Sul, Mata, São Pedro do Sul, Cacequi e São Francisco de Assis, ocorreu de maneira mais acanhada, mas também de forma pacífica.

Texto: Carine Martins

Mais de mil veículos estavam presentes na carreta que aconteceu no dia 7 de setembro
Foto: Elias Alfonso
Manifestações ocorreram na região de forma pacificada, com uma carreata pelas ruas da cidade
Foto: Caio Nemitz

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top