segunda-feira , 6 dezembro 2021

Manoel Viana: 29 anos cultivando o desenvolvimento

MUNICÍPIO TAMBÉM ESTÁ NA ROTA TURÍSTICA DO RIO GRANDE DO SUL

O município de Manoel Viana comemora neste dia 20 de março o seu 29° aniversário de Emancipação Político-Administrativa de uma forma atípica aos anos anteriores. A data sempre contou com a realização das atividades alusivas na semana de aniversário do município, porém, este ano devido à pandemia e a aplicação dos protocolos de Distanciamento Social Controlado as atividades se tornaram inviáveis.

Contudo, não menos importante do que os anos anteriores esta data deve ser lembrada e comemorada da maneira que a situação atual permite, desta forma o Executivo Municipal buscou elencar algumas das principais conquistas do município nesses 29 anos de emancipação de Manoel Viana

Manoel Viana atualmente possui em torno de 7.300 habitantes em uma área total de 1.391 km². Na zona urbana onde encontra-se a maior parte da população do município os espaços públicos são pensados e planejados para o bem-estar e lazer de toda sua população. No interior encontram-se os povoados da Barragem do Itú, Lageado e Assentamento Santa Maria do Ibicuí.

O município possui em torno de 7.300 habitantes Foto: Divulgação

O município conta ainda com cenários naturais ou artificiais encantadores que cativam vianenses e seus visitantes, como o Balneário do Rio Ibicuí e a Ponte General Osório.

Ao longo dos anos, Manoel Viana vivenciou, e ainda presencia, um processo de crescimento e desenvolvimento significativo tanto no âmbito econômico, quanto no social. Uma das primeiras conquistas que ocorreram pós-emancipação foi a implantação do transporte escolar, que valorizou e incentivou à educação para todos além de ter proporcionado uma trajetória digna para inúmeros vianenses, refletindo no desenvolvimento dos dias atuais.

Na área da saúde é imprescindível destacar a criação e implantação do sistema de Pronto Atendimento e ESFs, que vieram proporcionar à comunidade vianense um melhor atendimento médico, odontológico, encaminhamento para exames e especialistas, entre outros. Além disso, nos últimos quatro anos houve uma renovação total da frota de veículos da Secretaria de Saúde que possibilita aos pacientes que precisam se deslocar para outra cidade maior segurança e conforto.

O município conta com cenários culturais encantadores Foto: Divulgação

No que se refere a espaços físicos, é importante mencionar a instalação do Parque de Exposições do Sindicato Rural, um local destinado à recepção de inúmeros eventos sediados no município, além de estar aberto à população vianense para utilização do espaço como forma de lazer.

Em se tratando de eventos, o município de Manoel Viana é reconhecido pela realização de grandes e significativos eventos, sejam eles culturais, de negócios ou esportivos.

Dentro do segmento cultural, destaca-se o Festival Ibicuí da Canção que foi um grande festival nativista conhecido em toda região, que atualmente não acontece mais, mas sem dúvidas foi um evento que marcou a história do município. Destaca-se ainda o FIAT (Festival Ibicuí de Artes e Tradições), um evento tradicionalista realizado pelo CTG Sentinela das Missões em parceria com a Prefeitura Municipal e que está em sua quarta edição, este evento reúne invernadas de toda a região para um concurso de Danças Tradicionais e promove a integração entre grupos e entidades.

Ao longo dos anos Manoel Viana vivenciou um processo de crescimento Foto: Divulgação

Ainda no âmbito cultural, um dos mais novos investimentos, é o novo Centro Cultural, instalado na Praça Central, destinado à realização de eventos culturais como peças teatrais, concertos musicais e variadas apresentações artísticas. Este espaço também pode ser usado para eventos da área de educação do município.

Já dentro do segmento de negócios, Manoel Viana conta com dois grandes eventos, a MERCOMIX e a Expofeira. A MERCOMIX é um dos maiores eventos da região e é conhecida como a feira dos negócios, do lazer, da gastronomia, da cultura e dos grandes shows. A primeira edição ocorreu no ano de 2002 como iniciativa de divulgar as potencialidades do município e vem obtendo em todas as suas edições, um grande sucesso.

A Expofeira é uma feira agropecuária de grande porte conhecida em toda a região e que tem como objetivo a divulgação do trabalho rural, do artesanato, da gastronomia e dos debates ligados ao setor agropecuário.

A Praia e Camping Rainha do Sol é um lugar aconchegante…
Foto: Divulgação

A famosa “Pérola do Ibicuí”, como é conhecido o município de Manoel Viana leva este carinhoso nome em virtude da encantadora e aconchegante Praia e Camping Rainha do Sol, um camping com churrasqueiras, banheiros, instalações elétricas e hidráulicas, além dos quiosques, bar, quadras de areia para vôlei e futebol, pracinha e também uma vasta área de banho que recebe inúmeras pessoas de toda a região em sua temporada. Para qualificar ainda mais esse espaço, onde também é realizado um carnaval que vem se tornando referência para a região, está ganhando um palco multiuso, que será utilizado para enriquecer ainda mais este e outros eventos musicais que venham a ser realizados neste espaço de lazer.

Manoel Viana, com o passar dos anos, vem contando com grandes investimentos que beneficiam à comunidade, dentro destes a aquisição de um caminhão coletor de lixo que realiza a coleta do lixo no município, dando ao lixo produzido na cidade o destino adequado. Esse serviço, anteriormente era realizado por uma empresa terceirizada.

No momento, o programa de Calçamento Comunitário, que beneficia inúmeros bairros da cidade com o calçamento de ruas, é o destaque no setor de obras do município. Este programa, instituído no ano de 2017 traz contribuições não só estruturais, mas também de bem-estar social e valorização das propriedades ao longo dessas ruas.

… onde recebe inúmeras pessoas de toda a região Foto: Divulgação

Na série de investimentos feitos nesses últimos quatro anos no município destacam-se a criação e implementação da Usina de Geração de Energia Fotovoltaica, instalada próximo ao trevo de acesso à cidade, que já está em pleno funcionamento e cuja produção representará significativa economia aos cofres do município em décadas futuras. Se uma cidade quer fazer o presente acontecer, mas com um olhar no futuro precisa pensar soluções que aliem tecnologia, sustentabilidade e compromisso social. Esses três pilares são abarcados pela implantação dessa usina, sendo os dois primeiros por si só satisfeitos por sua finalidade e o terceiro, a partir da economia propiciada aos cofres públicos e fundos que poderão ser investidos em outras áreas para o bem-estar da população.

Manoel Viana conta com um vasto histórico de desenvolvimento e pretende dar continuidade para o crescimento e evolução do município, primando pelo bem-estar de sua população e ao acolhimento daqueles que aqui vem para visitar ou residir.

Para finalizar, o Prefeito Gustavo Medeiros deixa uma mensagem a população “parabenizo Manoel Viana pelo seu 29° aniversário de Emancipação Político-Administrativa, este ano de uma forma atípica pelo momento tão difícil que todos nós estamos enfrentando e muito complicado para que hajam comemorações. Contudo, é mais um aniversário do município, e deve ser lembrado e homenageado da forma que a situação nos permite. Infelizmente não foi possível realizar todos as nossas programações alusivas como nos anos anteriores, porém os desejos de evolução, desenvolvimento e aperfeiçoamento para o município permanecem e se fortalecem a cada ano que passa”.

Manoel Viana com o passar dos anos, vem contando com grandes investimentos
Foto: Divulgação

 

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top