terça-feira , 16 abril 2024

Mecânica Jornada: São 43 anos conquistando clientes com muita dedicação

Celvirio Fortes da Jornada, proprietário da Mecânica Jornada, em entrevista ao jornal A Folha, contou sobre sua história, sobre os 43 anos de sua empresa em Santiago. “Iniciamos com a coragem e a vontade de trabalhar. Começamos na década de 70, hoje estamos com 43 anos de empresa, começamos com uma peça pequena e alugada, eu ainda era solteiro, dormia dentro do carro. Mas começou a ficar difícil, tive que vender meu carro, desmanchei e vendi as peças para poder tocar a empresa. Depois casei, alugamos uma parte maior e viemos morar na mecânica. Eu trabalhava todo dia, minha mulher dizia para terminar com a empresa, eu dizia que não, trabalhava dia e noite e, então conseguimos superar a fase difícil”.
Celvírio por ser muito amigo e muito conhecido das pessoas, fazia serviços fiados, ou seja, sem prazo para recebimento, “na época eu não sabia dizer sim e não”, comentou o empresário. Para ele este foi um dos motivos pela qual trabalhou três anos para o povo, no seu ponto de vista, isso levou ao atraso do crescimento da empresa.
Um dia o empresário resolveu avaliar o que estava fazendo, percebeu que não negava nenhum serviço, “disse pra mim mesmo que eu ia começar a dizer sim e não no momento certo, parei de fazer serviço fiado. Perdi uns quantos clientes, mas foram os clientes ruins, pois os bons continuaram comigo. Em três anos eu era outro empresário, já estava conseguindo pagar minhas contas, tirei meu alvará de localização”, contou Celvírio.
Segundo ele, na época o senhor Nei Flores, era fiscal da Prefeitura e não dava moleza para ninguém. “Um dia ele chegou e me perguntou por que eu tinha aberto ali o meu negócio e eu respondi que precisava trabalhar, para sustentar a família. E, ele me deu uma chance. Disse que só ia me cobrar a licença quando eu tivesse condições. Então passei a chamar de padrinho”. Conforme o empresário em cinco anos conseguiu alugar todo o pátio, expandindo o seu negócio, começou a trabalhar com tratores e máquinas. “Comecei a minha empresa com um jogo de chave de boca, um martelo e uma espora. Eu sempre tive bastante incentivo, de muita gente da sociedade. Hoje nós empregamos mais de vinte pessoas e, atendemos mais de 90 municípios, em todo o Estado, destacou.
A Mecânica Jornada atende Prefeituras, o Exército, a Brigada Militar e agora está crescendo no setor de Pregão Eletrônico e Presencial. “Hoje nossa clientela é muito diversificada. Trabalhamos na pecuária, terraplanagem, hoje estamos crescendo bastante”. Celvírio contou também que um de seus filhos mora em Erechim e, é representante de duas multinacionais. Para Celvírio o diferencial de sua empresa é incentivar o cliente, fazer promoções, descontos, além do atendimento diferenciado e especializado.
Sempre buscando atualizações o empresário contou que procura fazer muito treinamento, reuniões, palestrar com os funcionários. Também fornecem assistência médica. “O funcionário tem que se sentir bem aqui dentro, destacou. A Mecânica Jornada é uma empresa familiar, Celvírio tem três filhos, sendo que dois trabalham com ele na mecânica. Agora estão montando uma loja ao lado, um pouco mais diferenciada, com um atendimento especial para o cliente, comentou.
“Temos toda a parte de canalização e a água usada é nossa, temos um poço com 36 mil litros d’água. Reaproveitamos a água da lavagem de carro. Todo produto leve é retirado e o óleo é vendido. Temos um filtro decantador, vai para toneis de 400 l e o caminhão vem, carrega e leva o óleo. Esse foi um projeto próprio, que quando tive a ideia muita gente desacreditou. Então isso já foi feito há bastante tempo. Também temos todo um sistema de prevenção de incêndio, que já existe há muito tempo”, enfatizou Celvírio, contando que quando iniciou sua empresa, já pensou no futuro.
“Eu digo para os meus funcionários, que no momento que o cliente vem até a nossa empresa trazendo um problema, esse problema passa a ser nosso, meu e do meu funcionário e nós temos obrigação de solucionar. Se a gente não souber a solução, vamos atrás, buscamos informações. Temos uma assistência técnica muito boa, trabalhamos com ultrassom, fazemos toda uma avaliação do veículo. Nosso equipamento é de primeira, estamos sempre nos atualizando, trabalhamos com qualquer marca de carro, tanto nacional, como importados”, finalizou o empresário.

IMG_2622

Celvirio Fortes da Jornada

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top