quarta-feira , 27 outubro 2021

Mitos e verdades sobre implantes dentários

ESPAÇO SAUDE cópia

Sem medo, alguns tratamentos são mais simples do que parece.

Hoje em dia, tem se falado muito sobre a reabilitação com implantes dentários, mas ainda existem dúvidas a respeito deste tratamento. Vamos explicar um pouco sobre como se realiza o procedimento e derrubar alguns mitos a respeito dos implantes dentários.

O que é implante dentário?

Implante dentário é um cilindro (pino) de titânio colocado dentro do osso, abaixo da gengiva, com a função de fazer o mesmo papel da raiz do dente. Sobre o implante é onde o Cirurgião-Dentista coloca a prótese dentária (esta é uma segunda etapa ao tratamento com implantes).

Todas as pessoas podem fazer implantes dentários?

Existem alguns fatores que devemos levar em conta quando planejamos uma reabilitação com implantes dentários: saúde geral do paciente, diabetes, osteoporose, fumo, doenças imunossupressoras, hábitos de higiene oral precários ou doenças gengivais não tratadas. “O paciente deve estar em condições de saúde satisfatórias para que o implante instalado tenha sucesso, com prognóstico favorável.” – explica o Dr. Juliano.

Sem Título-1

Verdades e mentiras sobre implantes dentários

Pode haver rejeição na colocação dos implantes?

A biocompatibilidade do titânio com os tecidos ósseos e praticamente perfeita. O titânio é um elemento químico inerte aos tecidos, possibilitando uma osteointegração satisfatória, onde as chances de rejeição são praticamente nulas. O que pode ocorrer, em decorrência de má higienização, uma peri-implantite (infecção dos tecidos ao redor do implante): isto sim pode acarretar o comprometimento dos tecidos e a perda dos implantes.

Pacientes que não tem osso podem receber implantes?

Podem sim, mas precisam de um trabalho anterior à colocação do implante ou até em conjunto com a colocação do implante. Este procedimento é chamado de enxerto ósseo, onde uma quantidade de osso (seja ele do próprio paciente ou sintético) é colocada no local onde será realizada a cirurgia do implante. “Este procedimento prévio permite a manutenção dos tecidos ósseos e, sonsequentemente, um bom leito receptor para os implantes” – afirma o Dr. Juliano.

Como posso saber se posso colocar um implante dentário?

O paciente precisa consultar um Cirurgião-Dentista habilitado para realizar este procedimento. Na consulta são pedidos exames como hemograma, tomografias bucais e radiografias, para o correto planejamento do caso. “É na consulta inicial que o profissional deve explicar ao paciente todos os benefícios e implicações ao caso, para que o planejamento seja tranquilo, sem futuros imprevistos.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top