terça-feira , 30 novembro 2021

ONG Nascentes

Oito anos realizando ações de preservação ao meio ambiente

32

Depois da Limpeza

Há muito tempo é comum um grupo de amigos reunirem-se à tardinha na chácara Gorski, localizada no Bairro Castilhos. Na propriedade há uma das nascentes do Rio Curuçu, a qual já vinha sendo mantida, mais ou menos limpa, pelos membros da família. No final da tarde do dia 02/04/2006, na hora costumeira do encontro dos amigos, e caminhando pela propriedade, percebeu-se que havia acúmulo de lixo sólido na sanga que passa pela propriedade e começou a discussão sobre o assunto. Resolveu-se então começar a limpá-las, com o objetivo de deixá-las pelo menos com uma aparência melhor. Diante disso, marcamos a primeira limpeza para dia 08 de abril, sendo esta a primeira tarefa em conjunto, a qual foi realizada com êxito e satisfação. Durante a semana seguida, mais amigos se somaram para desenvolver as atividades de limpeza, sendo que as mesmas continuaram a serem realizadas aos sábados e feriados .

Em maio de 2006, a imprensa soube deste trabalho voluntário e o programa do Jones Diniz (Rádio Santiago) foi realizado diretamente da chácara o qual foi muito importante, pois durante a semana seguinte os proprietários das chácaras próximas realizaram limpezas nas mesmas evitando que o lixo fosse parar nas sangas. Daí em diante, mais entidade e pessoas somaram-se as atividades, por realizamos atividade em conjunto com a Patrulha Ambiental, Prefeitura Municipal, Igreja Adventista, Viação Centro Oeste, Exército Brasileiro, Grupo Batista, projeto Verde e diversas participações com a Prefeitura Municipal em vários pontos da cidade durante as realizações do Programa Cidade Ativa.

aa

Antes da Limpeza

A ONG realizou uma Ação entre Amigos e com o valor arrecadado adquiriu um barco com motor e reboque que foi entregue em Comodato para a Polícia Ambiental fiscalizar ações predatórias, e com verbas repassadas pelo Ministério Público e Judiciário adquiriu equipamentos e dois veículos, que foram entregues ao 2º Grupamento do Polícia Ambiental.

Conforme o tempo passa, mais adeptos se unem aos integrantes da ONG, pois recentemente tivemos auxílio de pessoas do Movimento Tradicionalista, Empresários, Médicos, SEBRAE, SENAC, ROTARY, ROTARACT e INTERACT.

Durante esses sete meses de atividades, foram limpas e preservadas diversas nascentes, bem como aproximadamente 25 km de sangas, sendo retiradas mais de 400 toneladas de lixo sólido. No dia 08 de abril a ONG Nascentes comemorou seus oito anos de existência, sempre buscando a preservação das nascentes dos rios e do meio ambiente, é importante que a população também faça sua parte, organizando o seu lixo, evitando que este vá parar diretamente no meio ambiente.

A ONG foi criada por várias pessoas, entre elas os conhecidos, João Pedro Perufo e Neri Gorski e, tem o objetivo de realizar várias ações de preservação do meio ambiente, de forma voluntária.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top