terça-feira , 30 novembro 2021

PAM é inaugurado em Santiago

Foi inaugurado pela Administração Municipal de Santiago, na segunda-feira, o Posto de Atendimento Médico Municipal (PAM), que pretende diminuir a grande demanda no Pronto Socorro Municipal, junto ao Hospital, oferecendo uma equipe completa com médicos, enfermeiros e técnicos. E considerando os números do primeiro turno de atendimento a ideia deu certo.

Conforme o secretário de Saúde, Éldrio Machado, foram registrados 28 atendimentos no PAM. De lá houve um encaminhamento mais urgente ao Hospital e do Pronto Socorro foram quatro encaminhados para o PAM. 

Os atendimentos no Pronto Socorro Municipal e no recém-inaugurado Posto Atendimento Médico (PAM) são definidos por um sistema de triagem chamado “Protocolo de Manchester”, que é empregado mundialmente em hospitais ou clínicas. A triagem analisa diversas variáveis que implicam a gravidade do paciente: intensidade das dores, sinais vitais, sintomas, glicemia, quadro clínico, definido numa escala de cores:

São atendidos no Pronto Socorro Municipal (junto ao Hospital): Vermelho (emergência): neste caso o paciente necessita de atendimento imediato. Na hora; Laranja (muito urgente): o paciente necessita de atendimento o mais rápido possível. O paciente pode aguardar até 10 minutos; Amarelo (urgente): neste caso o paciente necessita de avaliação, o caso não é considerado emergência, e o paciente já têm condições de aguardar o atendimento. O paciente pode aguardar até 60 minutos.

São atendidos no novo Posto Atendimento Médico – PAM (ESF Maria Alice Gomes): Verde (pouco urgente): Casos pouco graves, que podem inclusive serem tratados ambulatorialmente. É o caso menos grave, que exige atendimento médico, mas pode ser assistido no consultório médico. Paciente pode aguardar até 120 minutos; Azul (não urgente): Casos de baixa complexidade, o paciente deve ser tratado ambulatorialmente. Paciente pode aguardar atendimento por até 240 minutos.

O PAM funcionará de segunda a sexta, das 17h30min às 22h. E nos sábados, domingos e feriados das 16h às 22h. Funciona  nas dependências do ESF Maria Alice Gomes, localizado na Rua Heraclides Machado, 101. Fica menos de 1 km distante do Hospital, levando três minutos de carro ou oito minutos a pé para chegar lá.

 

Foto: Carine Martins

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top