quarta-feira , 19 dezembro 2018

PIM de Jaguari utiliza desenhos para estimular crianças assistidas pelo programa

Utilizando a proposta da Revista Emergência, o Programa Primeira Infância Melhor de Jaguari – que tem como coordenador o enfermeiro Fábio Piazer Franco -, iniciou no dia 12 de novembro de 2018, um trabalho com as visitadoras, procurando educar as crianças assistidas pelo programa através de desenhos dos personagens Samuka, Bomberito e Dora.
De acordo com Fábio Franco, na atividade desenvolvida as visitadoras imprimem os desenhos disponibilizados no site da revista e levam até as crianças atendidas, que ao receberem o material pintam. “Assim, nossas visitadoras trabalham a motricidade fina da criança, ao mesmo tempo em que explicam a importância que cada um deles tem e, qual a função específica de cada profissão”, explica.
Ele ressalta que trabalhando com a criança e a família, e usando como exemplo todos os personagens como a Dora – que representa a Defesa Civil -, é explicado a sua responsabilidade de reduzir os riscos de desastres por meio da prevenção e da reconstrução em situações de calamidade pública. “O Bomberito que enfrenta situações perigosas em seu dia a dia, e sendo sua missão salvar e resgatar vítimas de incêndios, também é um bom exemplo”, argumenta o coordenador do PIM Jaguari. Outro exemplo passado as crianças é o Samuka, profissional da área de Atendimento Pré-Hospitalar, que tem como meta atender vítimas de acidentes de forma rápida, garantindo assim, a vida na hora da ocorrência.
Conforme Fábio Franco, a ideia de levar o projeto “Emergência Criança” para as famílias atendidas pelo PIM Jaguari, vem ao encontro das ideias deste, tornando-se mais fácil o acesso do conhecimento público, as orientações sobre os serviços prestados pelo município em relação a Defesa Civil e SAMU, diminuindo assim, as dúvidas sobre estes serviços na comunidade.
O PIM de Jaguari atualmente atende 178 famílias, 16 gestantes e um total de 179 crianças de zero a 5 anos e 11 meses e 29 dias. No município o programa foi implantado em 2009, e conta com um Grupo Técnico Municipal, 01 monitor/coordenador, 01 terapeuta ocupacional, e 9 visitadoras com formação em educação.
O Programa Primeira Infância Melhor no município é destaque na região e no estado e um dos antigos no Rio Grande do Sul, pois completará 10 anos de atuação em 2019. O PIM de Jaguari já conquistou vários prêmios em nível regional e reconhecimento estadual por sua excelência e eficácia no atendimento da criança e da gestante do município.
O Programa Primeira Infância Melhor é uma política pública pioneira no Brasil, sendo uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Ele desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.
Desenvolvido desde 2003, o PIM tornou-se Lei Estadual nº 12.544 em 3 de julho de 2006. O programa tem como referência a metodologia do projeto cubano “Educa a tu Hijo”, do Centro de Referencia Latinoamerica para la Educación Preescolar (Celep), de quem inicialmente recebeu apoio para a implantação.
No programa as famílias são orientadas por meio de visitação domiciliar e semanal através de atividades lúdicas específicas voltadas à promoção das habilidades/capacidades das crianças, considerando o contexto cultural, necessidades e interesses da família. “A atenção dedicada às famílias participantes do PIM, é realizada por meio das modalidades de atenção individual e grupal, complementadas pela abordagem comunitária”, conclui o coordenador.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top