quarta-feira , 20 outubro 2021

Prefeito divulga abertura de concurso e novos projetos

Prefeito divulga abertura de concurso e novos projetos
DSC_1746

Durante entrevista coletiva com a imprensa na terça-feira, 27 de junho, o prefeito Tiago Gorski Lacerda anunciou a abertura de um concurso público para 24 cargos efetivos na Prefeitura de Santiago. O lançamento do edital, com abertura das inscrições, aconteceu no mesmo horário em que a entrevista havia começado, às 9h. Tiago ressaltou que a Administração Municipal trabalhou muito ao longo dos últimos meses para concretizar a realização do concurso, que esteve suspenso por questões jurídicas envolvendo as empresas que disputaram a licitação. O prazo para os candidatos se inscreverem vai até dia 26 de julho e as provas acontecem em 27 de agosto. A nomeação dos aprovados ocorrerá nos meses seguintes, antes do final do ano.


Cargos disponíveis

O concurso prevê cargos de nível médio e também superior. São os seguintes: Agente Administrativo, Assistente Social, Auditor Fiscal Tributário, Auxiliar em Saúde Bucal, Cuidador, Eletricista, Engenheiro Civil, Mecânico II, Médico, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Endodontista, Odontólogo Periodontista, Odontólogo Protesista, Odontólogo Traumatologista Buco-Maxilo-Facial, Operador de Máquinas, Professor anos finais do ensino fundamental Geografia, Professor anos finais do ensino fundamental Português, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Tesoureiro, Tesoureiro Adjunto.

As taxas de inscrição vão de R$ 30 a R$ 120, entre os cargos de ensino fundamental, médio e superior. Inscrições somente pela internet, mas caso o candidato não tenha acesso, a empresa Infonet (na Bento Gonçalves, 961, no bairro Lulu Genro), ficará disponível em horário de expediente para atender.

A realização do concurso público faz parte de um plano, anunciado pelo prefeito Tiago Gorski, de potencializar a economia do município por meio de outras ações. “Um dos grandes anseios em qualquer município é o crescimento econômico. Um desafio que, para ser vencido, não depende somente da vontade de qualquer prefeito, pois precisa estar relacionado a um conjunto de fatores, que inclui desde um cenário econômico favorável, passando pelo interesse de investidores externos ou internos e a própria localização geográfica e mercadológica, que influem decisivamente. De qualquer modo, a Administração Municipal de Santiago quer tentar influenciar no segmento emprego e renda e interferir numa mudança de cenário, nos percentuais que sejam possíveis avançar”.


Criação da Escola do Empreendedor

Dentre as projetos que o município pretende implantar nos próximos meses estão a criação de um curso de qualificação/orientação profissional, voltado para o público com idades entre 13 e 17 anos, que estão entrando na adolescência e, cheio de dúvidas sobre o futuro, tanto na questão de estudos quanto de trabalho.


Compras Prefeitura

Nos últimos cinco anos, a Administração Municipal conseguiu avançar muito na participação das empresas locais no processo das compras públicas. “Algo que era menos do que 5% e hoje estamos em torno de 50%. Acreditamos que é possível avançar, nunca retroceder”. Portanto, a Prefeitura pretende a realização de um novo seminário para orientar e estimular os empresários locais para que participem mais das compras públicas, das licitações.


Brique da Praça

De modo organizado, as pessoas vão poder ir para a praça, seja em banquinhas improvisadas ou de modo mais profissional, para poder negociar seu produto. Seja artesanato, um livro, uma antiguidade, comidas etc. Além de tomar seu chimarrão, passear com a família, ter momentos de interação social, de convívio com as pessoas.


Consultoria empresarial solidária

Muitos pequenos negócios surgem no município durante o ano. E muitos também encerram as portas pela falta de gestão, pelo desconhecimento do que é ser empreendedor. Ao sucumbir diante das primeiras dificuldades o potencial empreendedor, que comete erros comuns, acaba por adquirir o medo de investir novamente, se resignando tão somente à busca do emprego como alternativa de vida, evitando “quebrar” novamente. Será implantada uma Consultoria Empresarial Solidária, viabilizada com o apoio de universidades e voluntários, com o propósito orientar pequenos empresários a respeito de passos que podem ser dados na consolidação de seu modelo de negócio.

 

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top