quarta-feira , 27 outubro 2021

Prefeitura dá início às obras de reforma e restauração da antiga Gare Férrea

A cidade de Cacequi tem sua origem, por assim dizer, a partir da linha férrea surgida no final do século XlX, mais precisamente em 1890, vinda de Santa Maria. No ano de 1945 foi instalado o Município de Cacequi, através da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, posteriormente foi absorvida pela Rede Ferroviária Federal S.A. Em 1996 foi arrendada para iniciativa privada a atualmente que é explorada pela RUMO, e o transporte de passageiros foi desativado, permanecendo apenas o transporte de cargas. Na data de 06 de novembro de 2003 a cidade comemora a conquista do tombamento da Estação Ferroviária como patrimônio histórico do município, hoje mais uma conquista na valorização desta historia. Finalmente a reforma da Gare começou, e terá o valor de R$ 267.837,44. A empresa ganhadora da licitação para a execução da obra foi Gabriela Salvany-ME, que terá o prazo de 240 dias, a contar da emissão da ordem de serviço.
Esta semana teve início a execução do projeto de restauração do prédio da Estação Ferroviária de Cacequi, proposta focada no resgate do ambiente, enquanto ponto de encontro da comunidade local com utilização dos espaços para atividades artísticas e culturais, proposta que já vem acontecendo, embora de forma ainda bastante reduzida, buscando-se utilizar a antiga plataforma de passageiros para a realização de eventos de repercussão como o Encontro dos Ferroviários, que em sua primeira edição, realizada em outubro de 2011, foi o passo inicial para a efetivação, deste projeto de restauro e valorização da história ferroviária de Cacequi e também há anos vem sendo a sede da Feira do Livro, realizada no mês de novembro anualmente.
O início do movimento para a reforma se deu a partir da criação da Lei Municipal 3387, de 24 de agosto de 2011, que criou o conselho de Cultura e Memória Ferroviária, e também foi anunciada a criação da Associação dos Amigos do Museu Ferroviário e dos Prédios da Estação Ferroviária de Cacequi. Grupo de trabalho este que a partir daquele momento reuniu  pessoas, empresas entidades sociais, empresarias, educacionais e comunitárias de Cacequi com o objetivo de tornar realidade este projeto de restauro que com certeza vai alavancar e muito o desenvolvimento e a valorização do município.  O prefeito Francisco Matias Fonseca (Franco), falou do sentimento de alegria e satisfação em executar esta importante obra, aja visto ser ele um filho de ferroviário, que relembra com emoção os tempos áureos da ferrovia, momentos importantes de uma época que retrata a história da cidade.

Gare Férrea começa a ser reformada

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top