quinta-feira , 18 abril 2024

Primavera: A estação mais bela do ano começa na noite deste domingo

A primavera 2018 no Hemisfério Sul começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 22h54min, pelo horário de Brasília, e vai até o dia 21 de dezembro, às 19h23min, sem considerar o horário brasileiro de verão.
A primavera é uma estação de transição durante a qual a atmosfera gradualmente sai do padrão seco característico do inverno e ganha o padrão úmido e quente típico do verão. Mas esta transformação não ocorre de uma semana para outra.
A primavera de 2018 será influenciada pelo aquecimento da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na altura da costa do Peru, que vai gerar um novo episódio do fenômeno El Niño. Tudo indica que vamos terminar a primavera já com o El Niño formado.
A maioria das áreas do Brasil terá mais dias quentes do que com temperatura baixa. A chuva retorna ao país, mas o processo de formação do El Niño será um complicador para a chuva. A chuva da primavera já é normalmente irregular e não beneficia igualmente uma grande região. O aquecimento que ocorre no Pacífico vai aumentar esta irregularidade espacial. 
O impacto negativo da irregularidade da chuva da primavera de 2018 será mais sentido nos setores de abastecimento de água para as populações e para a geração de energia do que na agricultura.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top