quinta-feira , 17 outubro 2019

Rafaela Salbego traz novidades para Santiago

Esta semana o jornal A Folha conversou com Rafaela Stocker Salbego, jovem cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal de Santa Maria, especialista em Prótese Dentária e especializanda em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. E, agora, após quase 9 anos de estudo em Odontologia, retorna a Santiago com muitas novidades.

Rafaela atua no tratamento de disfunções da articulação Temporomandibular (ATM), Dor Orofacial, tratamento de distúrbios do sono como ronco e apneia do sono, confecção de próteses dentárias como dentaduras convencionais e sobre implantes, próteses parciais removíveis, próteses fixas sobre dentes e implantes, facetas e lentes de contato, além de clínica geral em odontologia.

Segundo a cirurgiã-dentista, Rafaela Salbego, a Odontologia é uma área muito rica que permite a proximidade e o vínculo com as pessoas. “O aprendizado do convívio com os pacientes é constante e, especialmente, na área da Dor Orofacial me sinto diariamente presenteada e muito feliz por ter feito as escolhas que fiz e trabalhar colaborando de alguma forma para melhorar a qualidade de vida das pessoas que confiam no meu trabalho. Atuar na área da saúde é sempre uma responsabilidade imensa, mas o vínculo criado com os pacientes faz essa tarefa se tornar mais leve e prazerosa”, contou.

Rafaela destaca que é uma satisfação muito grande poder trazer uma nova especialidade para Santiago e região. “A especialidade de DTM (disfunção temporomandibular) e Dor Orofacial vem, através de mim, descortinar novas perspectivas para o tratamento desses pacientes. Até agora, aqueles pacientes que apresentavam essas limitações necessitavam ser encaminhados a outras localidades para que pudessem receber atendimento especializado, e é com alegria e muito comprometimento que tenho buscado aliar conhecimento e ciência para trazer à Santiago essa opção de tratamento”, ressaltou.

Sobre projetos, a jovem destaca que vem estabelecendo grandes parcerias com outros profissionais da saúde (cirurgiões-dentistas, médicos otorrinolaringologistas, fisioterapeutas) e pretende aumentar a rede de colaboração com profissionais de outras áreas para melhor atender os pacientes, pois acredita que mantendo uma boa relação com os demais profissionais que venham prestar atendimento a esse paciente pode convergir mais rapidamente para o sucesso do caso, acolhendo e melhorando a qualidade de vida das pessoas, evitando que o paciente busque em diversos profissionais a resolução para o mesmo problema sem conseguir unir os prognósticos e resolvê-lo de forma integral.

Para finalizar, Rafaela ressalta que os principais sintomas que indicam o desenvolvimento de um problema na região da ATM incluem dor na região da articulação (ATM – articulação temporomandibular), dor ou cansaço nos músculos da mastigação, dores de cabeça, estalos ou outros ruídos na articulação, limitação na abertura ou movimentos da mandíbula, desvios na abertura bucal, travamentos articulares recorrentes, sensação de mordida desconfortável e até alguns sintomas auriculares como zumbido, sensação de ouvido cheio ou dor na região de ouvido. Além disso, dores na região orofacial que aparentemente não possuem uma causa também necessitam de avaliação e podem indicar problemas.

Além disso, sinais como ronco, sono perturbado, acordar cansado pela manhã, perceber interrupções na respiração ou sensação de afogamento durante o sono são indícios da Síndrome da Apneia e Hipoapneia Obstrutiva do Sono (SAHOS), e necessitam de tratamento. A SAHOS é uma doença crônica caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores com interrupções sucessivas na respiração durante o sono. Essa alteração na arquitetura normal no sono pode trazer além de cansaço matinal, sonolência e irritabilidade, também, disfunção hormonal, hipertensão arterial, problemas cardíacos, aumento da resistência à insulina e outras repercussões que reforçam a importância de uma correta avaliação e tratamento evitando que essas complicações se estabeleçam de forma permanente no organismo.

Rafaela Salbego atende na Rua Marechal Deodoro, 1438 – Prédio São Lucas, sala 22. Os telefones para contato são: (55) 9 8459-9261 (ligação e whatsapp) ou (55) 3251-1770.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top