quarta-feira , 27 outubro 2021

Região toma medidas mais rígidas para conter aumento de casos de Coronavírus

Mesmo com a chegada, aos poucos, das doses de vacina contra o Coronavírus, a situação continua preocupante. A vacina é uma esperança para que possamos voltar nossa vida normal, mas ainda é necessário manter os cuidados de higiene, usar máscara e evitar aglomerações.

Preocupados com o aumento de casos, prefeitos da região começam a tomar medidas mais rígidas para conter o aumento de casos. Nesta semana o Município de Cacequi instituiu o Decreto nº 6283/2021 que altera o Decreto nº 6276/2021, tratando do toque de recolher.

A medida é uma das mais importantes no combate ao Coronavírus e foi decretada pela prefeita, Ana Paula Del Olmo, baseada nas deliberações do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus. O toque de recolher será das 23h até as 05h e consta no art. 2º, com esta medida só poderá haver circulação de pessoas para providências relativas à subsistência própria e de suas famílias, exceto para atendimento hospitalar e serviço de tele-entrega de alimentos e medicamentos.

Em entrevista ao jornal A Folha e GNI – Grupo de Notícias Integradas, a prefeita Ana Paula destacou que o principal motivo da criação desta medida, foi o não respeito ao decreto anterior, ocorrendo na cidade aglomerações durante a noite, mesmo após o fechamento do comércio, e ao aumento significativo de casos de Coronavírus, que foi de 06 casos no dia 20 de janeiro para 19 casos no dia 25 de janeiro, um aumento de 200%.

“É uma medida dura, porém necessária para manter o controle ao combate contra o Covid-19. A Vacina começou a chegar em nossa cidade, porém é preciso manter todos os cuidados e seguir os protocolos sanitários contra o vírus. Contamos com uma conscientização e ajuda de toda população para diminuirmos o número de casos em nosso município”, comentou a prefeita Ana Paula.

Prefeita de Cacequi assinou decreto que trata sobre o toque de recolher
Foto: Divulgação

Outros municípios também tiveram novos decretos, um deles foi Nova Esperança do Sul, onde entrou em vigor no dia 27, novo Decreto Municipal nº 12/2021, o qual dispõe sobre as sanções administrativas cabíveis aos monitorados e positivados que forem flagrados em descumprimento ao isolamento domiciliar no município, de prevenção e de enfretamento à epidemia causada pelo COVID-19.

De acordo com o prefeito Ivori Junior, o decreto vem para complementar as medidas já instituídas no Decreto Nº 10/2021, com enfoque maior aos pacientes monitorados e/ou positivados. Portanto o Decreto Nº 10/2021 continua vigorando, assim como o Decreto Nº 12/2021.

É importante o cumprimento dos dispostos no atual decreto para que seja possível em breve reavaliar a nossa situação e ser estabelecido novas medidas, pensando no melhor para a população.

A administração salienta ainda a necessidade de trabalhar em conjunto para que as medidas sejam tomadas, procurando colaborar com as novas determinações, orientando os demais para cumprirem o decreto, e ainda, realizando denúncias para alertar sobre aqueles que não estão cumprindo as medidas implantadas, para que a fiscalização adequada seja feita.

Em Sã Vicente do Sul, a Administração Municipal, através do prefeito Fernando Paim, alerta a população vicentense que está proibido qualquer tipo de aglomeração na Praça Central, vias públicas do município e no Balneário Passo do Umbu, EM QUALQUER HORÁRIO.

O horário de funcionamento de bares e restaurantes será mantido até 01h, e os proprietários devem seguir os protocolos, mantendo distanciamento controlado entre os clientes.

Após este horário, não será permitida a permanência ou a circulação de pessoas nas vias, pois os órgãos fiscalizadores irão monitorar a situação para verificar o comportamento da população.

No descumprimento das ordens, medidas restritivas e incisivas serão adotadas.

Há possibilidade de decreto com toque de recolher ainda para esta semana, para frear o aumento de casos no município. Na quarta-feira, 27, o município contabilizava 14 casos ativos.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top