sexta-feira , 19 agosto 2022

Santiago começa imunizar com a quarta dose pessoas acima de 40 anos

Nesta segunda-feira, 20 de junho, o Ministério da Saúde divulgou que pessoas acima de 40 anos poderão ser vacinadas com a quarta dose de reforço contra a Covid-19. O anúncio ocorre no momento em que há alta no número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, embora com menos mortes.

Com o anúncio do Ministério, a Secretaria de Saúde do Estado (SES) definiu junto com os municípios ampliar, desde terça-feira, 21, a segunda dose de reforço conta a Covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo. A recomendação, é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, sempre observando o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço.

É importante destacar também, sobre a atualização no esquema recomendado para quem fez a primeira dose com a Janssen, que era dose única. As pessoas que tiverem 18 anos ou mais deverão receber um segundo reforço quatro meses após o primeiro reforço.

Em Santiago, segundo a Secretaria de Saúde, a aplicação da quarta dose de reforço teve início na quarta-feira, 22 de junho, para pessoas com mais de 40 anos. Ainda de acordo com a pasta, as vacinas estão disponíveis nas ESFs e no Centro Materno Infantil. Em relação a segunda dose de reforço para quem tem 18 anos ou mais e fez a primeira dose com a Janssen, o público alvo pode procurar o Centro Materno Infantil para receber o imunizante.

A secretaria  também informou sobre a vacinação contra gripe H1N1, a qual o Município de Santiago já alcançou 50% da comunidade imunizada, abrangendo  todas as faixas etárias.

Destacou ainda que o município conta com um serviço de busca ativa de não vacinados, denominada “Campanha Santiago Contra a Gripe”, com este serviço empresas, entidades e instituições, tendo mais de cinco pessoas interessadas na vacina da gripe, a equipe volante de vacinadores da Secretaria de Saúde vai no endereço e oferta a aplicação de vacina contra gripe.

Fica o apelo para a população realizar todas as vacinas, sendo que as mais importantes, neste momento, contra a Covid-19 são a segunda e a terceira doses, pois ainda há um público que não acessou a vacina, especialmente a terceira dose, a qual completa o esquema vacinal e agora a quarta dose, disponível a partir dos 40 anos.

O Município de Santiago tem ativos 70 casos de Covid-19 ativos até a data de 23 de junho de 2022, contabiliza 177 óbitos, sendo que o mais recente ocorreu na quarta-feira, 22.

As pessoas que tiveram diagnóstico positivo recente para Covid-19, precisam  esperar pelo menos quatro semanas para tomar a dose de reforço. E aos que já estão imunizados com a quarta dose, continue se protegendo, usando àlcool em gel, praticando o distanciamento e também usando máscara, a pandemia ainda não terminou, previna-se e proteja-se.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santiago também informou a porcentagem de não vacinados contra Covid-19 em cada uma das doses e também contra a Gripe H1N1:

COVID-19:

Primeira dose – D1: 5,8%

Segunda dose – D2: 11,4%

Terceira dose – D3: 44,3%

Quarta dose – D4: 86%

Gripe H1N1

Falta – 50,38%

Dose de reforço é para pessoas de 40 anos ou mais que deverá ser aplicado após intervalo de quatro meses do segundo
Foto: Divulgação/Internet

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top