segunda-feira , 27 junho 2022

Santiago investe em melhorias no trânsito

Mudanças nos cruzamentos com a Rua 07 de Setembro, estão prestes a ocorrer, tudo para melhorar o fluxo de veículos, desafogar o trânsito e trazer mais facilidade, segurança e agilidade aos motoristas. Em entrevista ao jornal A Folha, o secretário de Obras e Viação, engenheiro Matheus Neis, falou sobre a instalação de novos semáforos e mudanças em alguns cruzamentos.

Segundo o secretário de Obras, estas mudanças eram uma reivindicação antiga da população, por conta de problemas e situações desconfortáveis, como acidentes, enfrentados nos cruzamentos da Osvaldo Aranha com a 07 de Setembro, principalmente para quem quer fazer a conversão à esquerda para ingressar na Rua Osvaldo Aranha e também o cruzamento, que segundo Matheus, é um dos mais problemáticos na cidade, na Rua Silveira Martins com a 07 de Setembro.

Para atender ao apelo da comunidade, foram pensadas várias soluções ao longo do tempo, buscando resolver aqueles pontos de forma isolada, porém, após um bom tempo de estudo a Secretaria de Obras e Viação resolveu atender este problema como uma forma regional. “Vamos resolver todos os problemas que aquela região enfrenta, instalando três conjuntos semafóricos”, comentou o secretário Matheus.

As sinaleiras serão instaladas em dois pontos, ambos nos cruzamentos com a Rua 7 de Setembro, um na esquina com a Silveira Martins (esquina do Sicredi), e outro na esquina com a Osvaldo Aranha (esquina do SEG).

O semáforo já existente no cruzamento com a Rua Pinheiro Machado (esquina da Única), continuará funcionando interligado com as demais, sendo substituído por um novo aparelho, mais moderno.

“Nós identificamos que esta sincronia entre os três pontos vai resolver não só os problemas nos cruzamentos, de forma isolada, mas também como toda a região, impactando no fluxo da Avenida Júlio de Castilhos e também no cruzamento da Rua 20 de Setembro com a Sete de Setembro, com isso resolveremos de forma global este problema de trânsito existente”, ressaltou o engenheiro.

Além da instalação dos semáforos, serão feitas leves modificações, para que o trânsito possa fluir da melhor maneira, Matheus explicou que os motoristas que trafegam na Rua 07 de Setembro, e precisam ir para o Bairro João Evangelista, não poderão mais fazer a conversão da 07 de Setembro para entrar na Osvaldo Aranha, ou seja, quem vir sentido hospital/Centro deve fazer a conversão à direita na Rua Bento Gonçalves, depois a conversão à esquerda na Rua João Escobar Carpes, ingressando à esquerda na Rua Pinheiro Machado. Um dos motivos para asfaltamento desta rua foi que a mesma será usada para quem precisa ir para a região da saída para São Francisco de Assis.

É importante destacar aos motoristas que o restante do cruzamento fica igual, quem vem da Rua Osvaldo Aranha pode se locomover tranquilamente na Sete de Setembro, quem vem da Júlio de Castilhos pode entrar na Osvaldo Aranha, só quem trafega da 07 de Setembro em direção à Osvaldo Aranha não pode converter à esquerda.

“Para ajudar esta alavanca adequada que será feita, a Rua João Escobar Carpes que hoje é vai e vem, ficará somente a subir, da Bento Gonçalves até a Rua Pinheiro Machado”, explicou Matheus. Assim, quando as mudanças forem colocadas em prática, que vem pela Pinheiro Machado não poderá mais converter à esquerda na João Escobar.

O engenheiro Matheus comentou que o prazo é de mais ou menos 60 dias até a instalação destes conjuntos semafóricos, a licitação foi realizada na semana passada, ainda há um prazo de 30 dias para se sanar quaisquer problemas e recursos que possam surgir, após finalizado este período, a empresa vencedora tem 30 dias para instalar os equipamentos. O valor a ser investido nos conjuntos semafóricos já instalados ficará em torno de R$ 150.000,00.

Cruzamento na Sete de Setembro com a Silveira Martins é um dos pontos que vai receber sinaleira
Foto: Divulgação / Jornal A Folha

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top