quarta-feira , 13 novembro 2019

São Vicente do Sul realiza 56ª edição do KERB’S

O baile Kerbs é uma festa tradicional muito comum no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina — além de ser uma herança cultural dos imigrantes alemães.

Durante a festa, a rainha e as princesas do Kerbs são escolhidas, ocorre a sangria do primeiro barril de chopp, além de shows e apresentações.

O baile Kerbs surgiu no Brasil e é uma festa exclusiva de comunidades alemãs do Sul. Foi idealizada pelos primeiros imigrantes em 1824, que criaram a festa com a intensão de integrar as comunidades alemãs que viviam no Brasil.

Um dos significados da palavra Kerbs é colheita, ou seja, é a festa da colheita. Algumas comunidades consideram também uma festa em homenagem à inauguração da igreja ou simplesmente uma quermesse. O baile é um espaço de sociabilidade, diversão e fortalecimento dos laços da cultura alemã.

Alguns pesquisadores afirmam que o nome deriva de Kircheeinweihfest, ou seja, festa de inauguração da igreja; outros afirmam que vem dos termos Korb e Kõorbe — “cesto”, em alemão —, cujo plural seria kerb. Existem muitos significados, porém nenhum é oficial.

Neste final de semana, São Vicente do Sul realiza mais uma edição da festa de Kerb’s, já são 56 anos de muita alegria e animação. Uma das celebrações da cultura germânica, mais antigas do Estado.

A festa acontece desde 1965 de forma contínua, sendo que sua realização em São Vicente do Sul é mais antiga que as Oktoberfests de Santa Cruz do Sul e de Igrejinha.

No Kerb’s de São Vicente do Sul, a corte é escolhida no último dia da festa, e é formada por seis pessoas: um casal de reis adultos, um casal de reis infantis, a Garota Kerb’s e a Rainha da Melhor Idade.

O evento reúne muitas pessoas de cidades da região, quem é da cidade se veste à caráter, com trajes típicos. Durante a festa de Kerb’s, várias atividades são realizadas, uma dela é a Olimpíada dos Kerb’s, que aconteceu no dia 06 de outubro de 2019.  A olimpíada envolve os participantes em disputas como cabo de guerra, corrida do saco, tiro ao alvo, entre outros. Como não poderia deixar de ser, os vencedores das provas são recompensados com cerveja.

Também acontece desfile de blocos vestidos à caráter, que fazem a alegria dos participantes.

O Kerb’s de São Vicente do Sul ocorre de 24 a 27 de outubro de 2019, no Clube Vicentino, com animação da Super Banda Real. Esta semana a Corte do 56º Kerb’s da cidade de São Vicente do Sul, acompanhados da secretária de Turismo do município – Paola Zuquetto Flôres, visitou o jornal A folha, na oportunidade realizou o convite para a festa. Participe deste grande evento.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top