sexta-feira , 29 março 2024

Sartori esteve em Santiago para inaugurar novo Sistema de Abastecimento de Água

Sartori esteve em Santiago para inaugurar novo Sistema de Abastecimento de Água
DSC_0047

Sexta-feira, 27, foi marcada pela visita, em Santiago,do governador do Estado José Ivo Sartori, a presença da autoridade se deu pela inauguração de um novo Sistema de Abastecimento da Corsan, o qual irá beneficiar a população santiaguense. Participaram da inauguração, o diretor presidente da Corsan Flávio Ferreira Presser, demais diretores, superintendentes e autoridades convidadas.
Além da passada em Santiago, Sartori também cumpriu agenda na região, participou da inauguração da restauração da ERS 168 – trecho entre Bossoroca/São Luiz Gonzaga no Parque de Exposições do Sindicato Rural; inauguração da restauração da ERS 561, trecho ERS 168/São Nicolau e também da inauguração da restauração da ERS 168, trecho entre São Luiz Gonzaga/Roque Gonzales. Visitou ainda a 24ª Kerbfest Missões, no Clube Sete de Setembro no município de São Paulo das Missões.
De acordo com o gerente da Corsan, Joel Bonfim, a obra que teve um investimento de quase R$ 10 milhões fará com que a produção de água tratada sejaampliada dos 140 litros por segundo que hoje são liberados, para 200 litros por segundo, garantindo assim, o atendimento para os próximos 20 anos.
A obra consiste na instalação de duas Estações de Tratamento de Água (ETA) metálicas compactas, com uma capacidade para 30 litros por segundo cada. Foi construída também a nova subestação transformadora, realizada a modernização das instalações elétricas e colocados 4.190 metros de adutora de água bruta, com capacidade para transportar 280 litros por segundo da barragem à estação de tratamento. 
Joel destacou que já no primeiro recalque (barragem), foram feitas obras de substituição dos motores, por mais potentes, os quais estão automatizados, com controle à distância, os quais são monitorados diretamente da Estação de Tratamento, assim como a complementação da rede adutora, que passou de 350 mm, para 500 mm, com tubos de aço flex.
Além da inauguração, mais uma notícia boa foi destacada na inauguração do novo sistema, o governador Sartori assinou o início das obras para aumentar a capacidade da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de São Borja. O investimento do governo do Estado na Região Oeste é de R$ 19,4 milhões.
Mas o que era para ser um momento festivo tomou outras proporções, pois o CPERS organizou um manifesto contra o governo, por conta do parcelamento de salários. Os poucos manifestantes entraram no pátio da Estação de Tratamento de Água – ETA, carregando bandeiras, como forma de protesto e, com a chegada do governador os ânimos se exaltaram, fazendo com que Sartori somente passasse pelo local, visitasse a referida obra que estava sendo inaugurada e saísse sem se pronunciar.
Foto: Carine Martins.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top