Setembro: mês de propagar o amor a Tradição Gaúcha
Por: Carine Martins
Uma das épocas mais esperadas do ano chegou, a Semana Farroupilha, mesmo que muitos mostrem seu amor pela tradição o ano todo, seja participando de rodeios, de cavalgadas, indo a bailes, no mês de setembro é o momento de se propagar o tradicionalismo gaúcho.São muitos bailes, com renomados conjuntos, em que a população pode escolher qual vai prestigiar.
Daí se pergunta, e a crise? Crise que nada, mesmo em tempos de vacas magras, os CTGs, piquetes e demais entidades tradicionalistas lotam de pessoas que amam e valorizam a tradição gaúcha, que se preparam e esperam o ano todo por esta semana.
Ainda tem os cavalarianos, que enfrentam chuva, frio, calor e sol, para levar a cada uma de suas cidades, a Centelha da Chama Crioula, mostrando o seu orgulho em ser gaúcho.
Em Santiago, a Chama Crioula, foi entregue às 16h de ontem, 14, em frente à Prefeitura Municipal, onde foi aberta oficialmente a Semana Farroupilha 2017. No dia 20 de Setembro, data em que se comemora o Dia do Gaúcho, acontece o Desfile Tradicionalista e, logo após, haverá o encerramento da Semana Farroupilha, com a Extinção da Chama Crioula.
Momento em que os cavalarianos cantaram o hino riograndense
Fotos: Carine Martins
Cavalarianos enfrentaram a chuva e honraram a tradição
CTG Coxilha de Ronda iniciou suas festividades na quarta-feira, 13
Foto: Isadora Irion
Confira a ordem do desfile:
01 |
CAVALGADA DO MUNICÍPIO |
02 |
GRUPO DE CAVALARIANOS NASCENTES DO RIO ITÚ |
03 |
BRIGADA MILITAR / BOMBEIROS |
04 |
ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO GUABIROBA |
05 |
CTG RINCÃO DO PICA-PAU / GRUPO DE DANÇA HERDEIROS DA TRADIÇÃO EMEF GERALDINA BITENCOURT BORGES/ PT ALMA NATIVA – 9º BLOG |
06 |
CTG GRUPO NATIVISTA OS TROPEIROS |
07 |
PT OS DESGARRADOS |
08 |
PT CAMPO Á FORA / NÚCLEO DE CRIADORES DE CAVALOS CRIOULOS |
09 |
CTG QUERO-QUERO |
10 |
PT IRMÃOS SAGRILO |
11 |
CTG COXILHA DE RONDA |
12 |
PT ABA LARGA |
13 |
LIONS CLUB DE SANTIAGO |
14 |
INVERNADA ARTISTISCA CHAMA NATIVA – G.S.S.G.S |
15 |
PT COSTANEIRA |
16 |
PT SISTEMA DO RIO GRANDE – BAIRRO CARLOS HUMBERTO |