sexta-feira , 19 agosto 2022

SMEEC promoveu seminário para debater sobre o futuro com alunos concluintes do 9º ano

Depois de concluir o ensino fundamental, o aluno adolescente está numa fase de transformações. Vai encarar o Ensino Médio e a perspectiva de pensar de forma mais séria no que pretende fazer no futuro, quais as profissões, as oportunidades de trabalho, as escolhas para os estudos e muito mais. Para debater sobre esses assuntos, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura realizou nesta segunda o seminário “Concluímos o 9º ano. E agora? Expectativas e possibilidades para o protagonismo juvenil”. O evento aconteceu no auditório comunitário do Centro Cultural e teve como público alunos concluintes do 9º das escolas da rede municipal.

Conforme a secretária de Educação, Mara Rebelo, o seminário foi fundamentado na competência “trabalho e projeto de vida” da BNCC, visando valorizar a diversidade de saberes e vivências dos alunos, estimulando novos olhares e escolhas alinhadas ao exercício da cidadania.

“Esse encontro visa incentivar nossos estudantes a persistirem em seus sonhos e objetivos tendo uma atitude empreendedora e autônoma nas suas escolhas de vida”, ressaltou. Para estabelecer essa conexão com os estudantes, o seminário contou com a participação de jovens empreendedores, que falaram sobre seus caminhos profissionais. Foram painelistas: Sadi Gioda, secretário de Desenvolvimento Econômico; Silvana Dichietti Madalozzo, coordenadora de projetos do Senac; Rodrigo Salbego, youtuber e criador de conteúdo; João Eduardo Maneck, atleta da Seleção Brasileira Jr. de Padel; Elisa Toscani Vielmo, menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências e as irmãs Mariana e Júlia Vargas, da Maju Pães de Mel. O encontro teve a mediação do psicólogo Leonardo Sena.

Seminário debateu sobre o futuro dos jovens do 9º ano
Foto: Divulgação

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top