quinta-feira , 20 setembro 2018

Temporada Hípica da 1ª Bda C Mec é neste final de semana

por  Carine Martins

O Comando da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada convida a comunidade santiaguense e regional para participarem da Temporada Hípica 2018, em comemoração aos seus 96 anos de criação, que ocorre a partir das 13 horas de sexta-feira, estendendo-se até o meio dia de domingo, dia 8 de abril, no Centro Hípico do Campo de Instrução Invernada Reiuna, localizado no Km 405 da BR 287, em Santiago.

Durante o evento serão realizadas provas de hipismo clássico válidas pela 1ª Etapa da Liga Hípica da Fronteira Oeste e 1ª Etapa da Taça Menna Barreto de Hipismo, com a participação de cavaleiros e amazonas, civis e militares, da região sul.

O jornal A Folha conversou com o General de Brigada, Raul Rodrigues de Oliveira, Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a respeito da realização do hípico. Segundo ele o evento que conta com a participação de várias unidades militares concorre dentro de duas ligas, a Liga da Fronteira Oeste e a Liga Mena Barreto, a primeira tem participação de todas as unidades que estão sediadas na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, já a Liga Mena Barreto participam somente as unidades da 1ª Bda C Mec. Segundo o General, são muitos os apoiadores que contribuem para a realização da hípica. Vários cavaleiros ou amazonas, civis que começam na atividade por incentivo destas unidades ou da cidade onde ela reside ou que tenha um aquartelamento que realiza a atividade, conseguem se destacar em eventos fora de seu estado de origem ou ainda fora do país.

Além dos adultos, existem provas para crianças, as provas são realizadas desde os 60 cm, 80 cm, que são as escolinhas, participam também crianças especiais, com muita desenvoltura, ou seja, participam da hípica, desde crianças até quem tem mais idade.

De acordo com o General Raul, a hípica é uma atividade desportista, que tem por característica da pessoa ingressar ainda novo e de poder continuar no hipismo com idade avançada, pois é um esporte que desenvolve vários atributos, como confiança, determinação, raciocínio lógico, superação do medo. São alguns pontos desenvolvidos na atividade hípica, os quais são levados para o resto da vida.

Quanto aos exames do Mormo, já que a atividade hípica é realizada com cavalos, o General de Brigada frisou que todos os animais possui exame tanto do Mormo, quanto da Anemia, que existe um local de recepção dos animais no Campo de Instrução Invernada Reiuna, onde um militar, profissional veterinário faz a verificação da documentação de cada equino, estando tudo correto, ele é desembarcado e levado para as baias.

Para finalizar, o General destaca a grande importância do evento para o calendário de atividades culturais de Santiago e convida os santiaguenses e toda a região para participar, no local do evento haverá praça de alimentação, brinquedos para as crianças, exposição de carros antigos, de material de hipismo e mateada, com distribuição gratuita de erva-mate. A entrada é gratuita. Participe!

General de Brigada, Raul Rodrigues de Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

creditos (texto e foto): Carine Martins.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top