sexta-feira , 29 março 2024

Unistalda: Prefeito fala sobre o desenvolvimento do município

Unistalda, conhecida como Capital do Pau Ferro é um município com pouco mais de 2.400 habitantes. Seu nome foi em homenagem a uma antiga moradora, a qual se chamava Unistalda.

Em entrevista ao jornal A Folha, o prefeito do município, José Amélio Ucha Ribeiro falou das conquistas da cidade em todos os seus 22 anos de existência. Foram várias as mudanças para melhor em Unistalda, em termos de desenvolvimento, segundo o prefeito, o município hoje produz aproximadamente um milhão de sacas de soja, e para fazer o escoamento desta safra é necessário uma grande infraestrutura nas estradas. São vários km de chão, que a prefeitura precisa recuperar e manter em condições de tráfego.

Ribeiro destaca que muitas estradas foram recuperadas, pensando no bem estar da população, tanto de quem precisa escoar sua safra, quanto de quem precisa se deslocar até a cidade, por motivos de saúde, fazer compras, resolver problemas de seu cotidiano. “Estamos fazendo um esforço concentrado nos últimos meses de manter as estradas, vamos nos unir a Secretaria de Obras, para que possamos sempre manter este trabalho de recuperação, sem parar, para ter estradas boas no município”, ressaltou o prefeito. Dentro do trabalho da Secretaria de Obras está o reparo nas estradas, cascalhamento, limpeza de bueiros e construção de mata-burros.

Em relação a área de Saúde, uma das prioridades da Administração Municipal, Ribeiro comenta que nos meses de fevereiro e março, 156 pacientes foram levados para consultas especializadas, em outras cidades, através de convênios do SUS. Para conseguir levar esta quantidade de pacientes, o prefeito destaca que são necessários veículos, em boas condições. Isso mostra que o município está preocupado com a saúde pública e é ágil no encaminhamento de pacientes para fora.

Além dos atendimentos feitos na área de Saúde, dentro do município, a Secretaria de Saúde possui projetos, dentre eles se destacam o Programa Cuidar de atenção à saúde do idoso, onde uma equipe vai até a casa do idoso, o qual mora no interior e não tem como se deslocar até a cidade e realiza o atendimento deste paciente.

Existe também o Projeto Laborar que consiste em cuidar da saúde do funcionário público, de acordo com o prefeito, a cada mês uma secretaria é escolhida e a saúde faz uma descentralização na referida pasta, são feitas verificação da pressão arterial, teste de glicose, pesagem, entre outros.

Outra secretaria atuante no município é a de Assistência Social, a qual possui vários projetos, como Atleta do Futuro – atividade realizada em turno oposto; projeto de Integração de Renda, Curso de Aprendizagem para grupo de mulheres em parceria com o SENAR, onde são realizados cursos de corte e costura, de confecção de bonecos em tecidos, projeto Coral em Canto em parceria com a Secretaria de Educação do município, dentre outros. Também existe o grupo Fortalecendo Vínculos, neste grupo são feitas oficinas de forma voluntária, o resultado deste trabalho vai ser verificado na ornamentação de Unistalda para o Final de Ano, tudo com material reciclável, este trabalho já teve início com a confecção dos enfeites. Os projetos estão sendo mantidos com recursos da União e do Estado.

A Secretaria de Agricultura, segundo o prefeito Ribeiro, está trabalhando para os pequenos produtores, aquele que não possui maquinário para realizar suas atividades nas lavouras. Hoje o município conta com cinco patrulhas agrícolas os quais atendem várias localidades.

Em relação à Secretaria de Educação, o município está com vários projetos, como Programa A União Faz a Vida, em parceria com o Sicredi, PNAC – Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa e com uma novidade para o município, a criação de creches que já está atendendo os pequenos.

Unistalda também aderiu ao PIT – Programa de Integração Tributária no mês de maio de 2017. O programa foi instituído pela Lei nº 12.868/07, e tem como objetivo incentivar e avaliar as ações municipais de interesse mútuo dos Municípios e do Estado no crescimento da arrecadação do ICMS, sendo integrado, conforme o Decreto nº 45.659/98, por várias ações de Combate à Sonegação e de aumento da arrecadação Estadual, executadas pelos Municípios em programas articulados pelo Estado.

Recentemente, o PIT foi alterado para incentivar e possibilitar a participação dos Municípios no Programa Nota Fiscal Gaúcha, tanto na Educação Fiscal, quanto nas ações de incentivo à emissão de documentos fiscais. Além disso, as mudanças privilegiam ações de fiscalização preventiva pela comunicação de indícios de irregularidades (CVI) identificados pelos Agentes Municipais através de verificações como: a apuração do saldo operacional e de transferências daempresa, e a conferência cadastral dos estabelecimentos.

O município de Unistalda tem pontuado com as ações de Educação Fiscal que tem realizado, como a participação no Programa Nota Fiscal Gaúcha, através de parceria com as escolas, desenvolvendo programas de Educação Fiscal, tendo como objetivo levar para as crianças a consciência e a cidadania.

A Administração Municipal está trabalhando firme, na busca do desenvolvimento de Unistalda, e várias ações ainda estão sendo realizadas. Agora o município planeja a sua II Feira do Livro, a qual deverá ser um grande sucesso.

 

 

 

 

 

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top